Quarto episódio de The Last of Us estreita relações e indica novas ameaças

Créditos da imagem: HBO Max/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Quarto episódio de The Last of Us estreita relações e indica novas ameaças

Mais brando, capítulo introduz novos personagens e perigos que vão além de infectados

Omelete
5 min de leitura
06.02.2023, às 00H10.

Após as fortes emoções do terceiro capítulo, o quarto episódio de The Last of Us, intitulado “Por favor, segure minha mão”, trouxe um tom mais ameno, mas importante para lapidar o relacionamento entre Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey), que ora se enxergam como caçador de recompensa-carga viva, ora como pai-filha. Além desse entrelaço, o capítulo introduz novos personagens para a trama do primeiro ano da série e mostra que a franquia exibe perigos que vão muito além de infectados.

Carregados de suprimentos e de carro depois de passarem na casa de Bill e Frank, a dupla está mais do que preparada para uma road trip ao oeste selvagem dos Estados Unidos pós-apocalíptico. Joel decide ir até Wyoming encontrar seu irmão Tommy para direcionar a garota até a base dos Vagalumes. Vale lembrar, porém, que o protagonista não tem notícias de seu parente há semanas e até para ele é desconhecido o seu ponto de destino.

Confira a seguir como foi o episódio [mas cuidado, há spoilers adiante]:

PÉ NA ESTRADA

HBO Max/Divulgação

O quarto episódio abre com Ellie em frente ao espelho e treinando pontaria com a arma que pegou escondida na casa do casal. Autodidata, a jovem se prepara para o perigo incógnito até para ela.

Durante a viagem, Ellie se encanta pelo mundo além da Zona de Quarentena da FEDRA, seja com o cheiro do café ou com a sensação de estar dentro de um carro. Já Joel, sobrevivente, conhece os perigos que esse mundo pode reservar e sempre permanece cauteloso. Em dado momento, ele alerta a jovem que há perigos maiores do que os infectados pelo Cordyceps.

A relação de ambos se mostra cheia de provocações, seja como mecanismo para se afastar ou para aproximar. O episódio permite trazer tons de humor, que vieram do jogo, como Ellie lendo piadas ruins e o diálogo hilário dela com uma revista pornô com homens musculosos.

Durante o caminho, Joel explica como ele e o irmão foram parar em Boston com um grupo de sobreviventes e conheceram Tess e Marlene, que incentivou Tommy a se juntar aos Vagalumes e gerou atritos entre os dois. Com a briga, Tommy e Joel se separaram, mas mantinham o mínimo de contato. Até onde Joel sabia, ele não faz mais parte do grupo revolucionário e mora no oeste.

NOVAS AMEAÇAS

HBO Max/Reprodução

Ao chegarem no Kansas, o caminho está bloqueado, e Joel decide atravessar a cidade, que nos é apresentada com sinais de perigo: vários amontoados de esqueletos espalhados, uma obra que não seria feita por infectados.

Ao perceberem que havia uma base da FEDRA abandonada, a dupla cai em uma emboscada feita por um grupo de sobreviventes hostis, o que faz com que batam o carro em uma loja abandonada. Lá, Joel pede para Ellie ficar longe do tiroteio, enquanto ele resolve o confronto.

Durante a briga, Joel é surpreendido por um inimigo e é imobilizado, mas Ellie o salva atirando de surpresa.

No meio do capítulo, nos é introduzida Kathleen, a personagem de Melanie Lynskey. No game da Naughty Dog, não existe nenhuma personagem com esse nome, mas já havia sido informado que Lynskey interpreta uma "líder impiedosa de um movimento revolucionário em Kansas City". Essa descrição se prova em seus primeiros minutos, quando ela ameaça o médico que cuidou dela para obter informações de pessoas - principalmente de Henry. Nessa conversa, Kathleen demonstra preocupação e rancor ao mencionar o seu irmão que, aparentemente, morreu nas mãos da FEDRA por conta de Henry. Durante o interrogatório, a líder descobre que seu grupo foi atacado e acredita ser obra de Henry - sendo que foram Joel e Ellie. Abalada e com sede de vingança, ela decide matar o senhor e fazer buscas pela cidade para encontrá-lo.

Enquanto as equipes rondam a cidade, Joel e Ellie se escondem até a poeira baixar e Joel pede desculpas por ela ter que atirar para salvá-lo. Emocionada, a garota se mostra vulnerável e chora, mas revela que não é a primeira vez que faz isso. Com isso, Joel decide ensinar a Ellie como manusear a arma, nos proporcionando um momento tocante e de leveza.

ENCONTROS E DESENCONTROS

HBO Max/Reprodução

Voltando para as buscas, Katheleen e um soldado vão até um prédio onde encontram sinais que Henry esteve lá, com latas de comidas vazias e desenhos infantis espalhados - revelando que ele está acompanhado de uma criança. O soldado também mostra para a líder que o subsolo do edifício está com o chão cedendo e aparentemente algo muito perigoso deve sair daquele lugar. A líder decide, por enquanto, não alertar o grupo, para ele focar nas buscas. É um indício de que novas ameaças devem aparecer nos próximos capítulos.

Corta para a dupla de protagonistas. Joel e Ellie encontram um prédio abandonado para passarem a noite. Enquanto sobem as escadas, Joel conta para a Ellie que fez parte desse grupo chamado apenas de “pessoas”, que vai além da FEDRA e Vagalumes, que usam extrema violência para atacar outros sobreviventes por uma questão de sobrevivência ou lei do mais forte.

Ao se acomodarem em um canto, Joel toca novamente no assunto sobre Ellie já ter ferido alguém, dando abertura para a jovem desabafar para ele, mas dessa vez quem se esquiva do assunto é Ellie - mostrando algo que foi além de quando ela matou o infectado no episódio anterior. Esse diálogo se mostra comovente, com Ellie perguntando para Joel se, quando se fica mais velho, essa violência deixa de ser tão perturbadora, mas logo é finalizando de maneira doce, com a jovem surpreendendo Joel com uma piada muito ruim com ele rindo pela primeira vez.

Porém, o momento de quentinho logo nos traz a dureza da série, com Joel acordando assustado com Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard) apontando uma arma para eles, encerrando assim o quarto capítulo. Ficam as dúvidas sobre quem é esse grupo que Kathleen lidera, quem são esses jovens e o que fizeram para causar uma busca por eles.

Os novos episódios de The Last of Us estreiam todo domingo às 23 horas na HBO e HBO Max.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.