Séries e TV

Notícia

The Mandalorian | Lucasfilm contrata youtuber que melhorou rosto de Luke

Contratação do deep faker "Shamook" foi confirmada pela produtora da saga Star Wars

26.07.2021, às 19H40.

Parece que a Lucasfilm está atenta para novos talentos que possam adicionar qualidade ao rol de contratados da empresa. Segundo apurou o IndieWire, a produtora da saga Star Wars contratou o youtuber Shamook, responsável por um vídeo em que usa a técnica de deep fake para melhorar a qualidade dos efeitos visuais que restauraram o visual de um jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) em The Mandalorian. Veja acima.

Como o próprio Shamook a descreve, a técnica de deep fake é uma "midia sintética em que o vídeo de uma pessoa ou imagem existente é substituída pelo rosto de outra pessoa, fazendo uso de poderosas técnicas de machine learning e inteligência artificial".

Lançado em 21 de dezembro de 2020, o vídeo que recria o final de The Mandalorian já tem quase duas milhões de visualizações. Ele sobrepõe sobre o rosto já rejuvenescido de Hamill uma nova camada de efeitos especiais, entregando um resultado mais natural e convincente do que o da produção. O mais surpreendente? O vídeo acima é resultado de apenas quatro dias de trabalho do youtuber, que adicionou que conseguiria melhora também o movimento dos lábios, caso tivesse acesso às cenas gravadas antes da primeira leva de efeitos especiais sobre o rosto de Hamill.

“A Industrial Light and Magic (ILM) está sempre buscando por talentosos artistas e de fato contratou o artista que é conhecido pela persona on-line 'Shamook'. Ao londo dos últimos anos, a ILM tem investido tanto em machine learning quanto Inteligência Artificial como formas de produzir efeitos visuais envolventes e tem sido incrível ver isso ganhando força conforme as tecnologias avançam", afirmou a Lucasfilm, em nota.

Em outro vídeo surpreendente de Shamook, ele compara como o rejuvenescimento de Robert De Niro em O Irlandês (2019), de Martin Scorsese, poderia ter remetido mais diretamente à aparência jovem do ator se tivesse sido feito usando a técnica de deep fake, ao invés de reconstruindo o rosto do astro via CGI.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.