O jornal Zero Hora divulgou neste final de semana (28) que famílias de vítimas do incêndio na Boate Kiss pretende processar a Netflix por série Todo Dia A Mesma Noite, adaptação da plataforma do livro da jornalista Daniela Arbex que revela os bastidores do ocorrido e a luta das famílias por justiça, que segue até hoje. O grupo de pais e apoiadores das vítimas teria começado uma mobilização no WhatsApp para debater o assunto, alegando exploração da tragédia. "Nós fomos pegos de surpresa, ninguém nos avisou, ninguém nos pediu permissão", disse um dos pais das vítimas ao jornal.
De acordo com a publicação, o grupo também contratou uma advogada para receber as orientações jurídicas, conduzir o caso e questionar a destinação do dinheiro arrecadado pela Netflix, com o principal ponto do processo abordar a responsabilidade afetiva e social do streaming para com eles. "A grande questão é que faltou sensibilidade, por parte da Netflix, de fazer um contato com os pais. Não para pedir permissão nem coibir a licença poética, pois a história não tem dono, mas para avisar que seria algo totalmente diferente de tudo que eles já viram", disse a advogada Juliane Muller Korb à publicação.
Muller Korb também pontuou que deve haver uma interlocução com a Netflix para que pelo menos uma parte do lucro obtido com a produção seja destinada às vítimas, aos sobreviventes e à construção de um memorial.
Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da tragédia de Santa Maria não concorda com o processo
O processo contra a Netflix é levantado por um grupo cujos integrantes não pertencem à Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da tragédia de Santa Maria, entidade que divulgou uma carta aberta afirmando que se sentem representados por Todo Dia A Mesma Noite. A nota foi divulgada pelo Instagram do grupo no último domingo; veja:
Segundo o comunicado, os familiares das vítimas estavam cientes do desenvolvimento da produção e que "não retrata de forma individual os 242 jovens assassinados, mas sim um recorte das quatro famílias de pais que foram processados". Por isso, o grupo ressaltou que não está movendo um processo contra a plataforma do streaming ou pelos responsáveis pela produção da série.
Trama ficcional baseada no livro da jornalista Daniela Arbex revela os bastidores do ocorrido e a luta das famílias por justiça, que segue até hoje..
Paulo Gorgulho (Pantanal, Segunda Chamada), Debora Lamm (Amor de Mãe) e Thelmo Fernandes (Rock Story, Coisa Mais Linda) estão no elenco.
Dirigida por Julia Rezende, a série também conta com Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Raquel Karro, Bel Kowarick, Erom Cordeiro, Paola Antonini, Nicolas Vargas, Flavio Bauraqui e Laila Zaid, entre outros.
A minissérie tem cinco episódios com codireção de Carol Minêm e roteiro de Gustavo Lipsztein.
Todo Dia a Mesma Noite está disponível na Netflix.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários