Conheça o prédio que inspirou o Rehoboam em Westworld

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Entrevista

Conheça o prédio que inspirou o Rehoboam em Westworld

Diretor de arte da série, Jonathan Carlos conversou com o Omelete sobre a criação do futuro e o mundo real

27.04.2020, às 16H19.

Quando a terceira temporada de Westworld foi anunciada, os fãs da série da HBO ficaram curiosos sobre como seria o “mundo real” do seriado, agora que Dolores e outros anfitriões deixaram os parques. E o processo de criar tal visual não foi nada fácil. Em entrevista ao Omelete, o diretor de arte Jonathan Carlos explica que, embora cada ano tenha uma dificuldade diferente, o terceiro foi o mais desafiador de todos até agora.

“Aqui cada personagem está em sua própria jornada e eles sempre estão se movendo. Uma coisa muito legal é que cada capítulo é focado em um personagem em movimento. Todo o conceito do Rehoboam precisa de uma complacência. Para mudar isso é preciso se movimentar e ser imprevisível, o que gera mais ambientes e cenários”.

O Rehoboam, aliás, é uma das peças com o design mais intrigante da produção até aqui. O sistema criado por Serac e seu irmão cria uma narrativa e um caminho para cada pessoa no mundo real, mas não escapou de comparações com as pérolas que abrigam as informações de cada anfitrião (suas “almas”) e até com um planeta. 

“Há algo tematicamente relevante e poético sobre usar uma esfera. Como você disse, o Rehoboam lembra as pérolas dos anfitriões e também um planeta, de modo geral, e foi uma decisão consciente usar uma esfera. Nosso ponto de partida foi a esfera que está no prédio Taipei 101. É uma estrutura usada como contrapeso para ajudar o prédio em ocasiões de desastres naturais, como uma medida de proteção. Da mesma forma que o Rehoboam é uma medida de proteção para a sociedade. É um controle de toda a população do mundo, como um grande cérebro ou um planeta. Essa esfera e tem uma relevância estética com outros elementos mostrados durante a temporada”, completa Carlos.

Charadas em um mundo perfeito

Quando se trata do futuro, muitas obras mostram que a humanidade criou uma destruição profunda, que muitas vezes levou a sociedade de volta à tempos primitivos. Mas esse não era o desejo de Jonathan Nolan e Lisa Joy, os criadores da série. O diretor de arte afirma que a dupla queria uma realidade “limpa e brilhante”, que pudesse esconder muito bem o que de fato estava acontecendo no mundo.

“Nossa abordagem aqui é que [o mundo] seria um pouco mais limpo, até quase estéril. Como muitas coisas são automatizadas, você diminui a poluição e a fisicalidade deste mundo pede que as passagens de pedestres sejam elevadas. Então criamos camadas para a cidade, com a parte de base ocupada por veículos automáticos. E você também leva para a parte de cima a vida vegetal. Quando você olha para o alto, é quase como se a natureza tivesse tomado conta daquela arquitetura. É algo lindo e otimista, mas, claro, as plantas nesses prédios são só uma fachada. Esse modo de vida positivo é uma máscara para todo o controle que existe na sociedade”.

Desde sua primeira temporada, Westworld sempre rendeu várias teorias dos fãs nas redes sociais, especialmente por conter detalhes no roteiro que davam pistas para o futuro. Mas não são só os diálogos que rendem teorias. Figurinos, cores e até objetos de cena são 100% pensados e, muitas vezes, abrigam pistas do que vai acontecer nos próximos episódios. Jonathan Carlos usa o exemplo de Dolores, uma personagem que, segundo ele, sempre se relacionou com formas diagonais, que podem ser vistas em cenas importantes com a personagem.

Divulgação

“Não posso revelar mais do que isso sobre o fim desta temporada, mas acho que os fãs podem continuar procurando por formas diagonais que começam a se desfazer conforme a temporada vai evoluindo. Da mesma forma, a maior parte das peças de arte que escolhemos para aparecer no espaço pessoal dos personagens são simbólicas para o desenvolvimento deste personagem também. Nenhuma peça de arte aparece no set sem uma grande consideração por trás”.

No Brasil, Westworld é transmitida aos domingos pela HBO, e os episódios inéditos também entram no catálogo do streaming HBO Go.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.