Cena de Xógum - A Gloriosa Saga do Japão (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de Xógum - A Gloriosa Saga do Japão (Reprodução)

Séries e TV

Lista

5 produções para quem amou Xógum - A Gloriosa Saga do Japão

Série da Disney conquistou o coração do público e já entrou para os favoritos do ano de muita gente

Omelete
1 min de leitura
Pedrinho
23.04.2024, às 16H37.
Atualizada em 24.04.2024, ÀS 08H41

Após o final de Xógum - A Gloriosa Saga do Japão, todos ficaram com um enorme gostinho de quero mais, e aqui entre nós, ser órfão de série não é nada fácil. Quando uma obra densa como essa termina, nossas mentes ficam em abstinência até encontrar uma substituta à altura para preencher esse vazio. Foi assim com Família Soprano, Breaking Bad, Game of Thrones e agora com Xógum

A série de Rachel Kondo e Justin Marks, baseada no livro homônimo de James Clavell, é ambientada no Japão do ano de 1600, quando eclodiu a batalha de Sekigahara, uma guerra civil que mudou completamente o cenário político e social do país. A sangrenta batalha, que durou três anos, deu origem ao período conhecido como Edo e ao shogunato Tokugawa, que ultrapassou dois séculos.

Mas para contar toda essa história é preciso investir em muita trama palaciana, boa guerras, conflitos de interesse e, por que não, um pouco de comédia de costumes. Pensando nisso, vamos listar cinco produções para quem amou a série da Disney e não vê a hora de consumir algo parecido. Confira:

A Guerra dos Samurais

Se você curtiu a versão romantizada da Batalha de Sekigahara feita em Xógum, então você vai amar uma série focada nos eventos reais da época. Em 2019, a Netflix lançou a Guerra dos Samurais, que narra o levante do clã Tokugawa rumo ao xogunato que mudou para sempre a história do Japão.

Sinopse: Reconstituições e comentários de especialistas dão vida à história conturbada e às lutas por poder no Japão feudal do século 16.

Assista na Netflix.

Kagemusha, a Sombra do Samurai

E não tem como falarmos de samurais e sétima arte sem citarmos o mestre Akira Kurosawa. Um dos maiores nomes do cinema japonês, Kurosawa lançou em 1980 o poderoso Kagemusha, um de seus mais aclamados filmes, que tem todo o tempero para quem amou Xógum.

Sinopse: No século 16, quando poderosos líderes de clãs concorriam pelo controle do Japão, um ladrão condenado com uma estranha semelhança com um deles é usado como seu dublê. Quando o líder do clã morre, o ladrão é obrigado a assumir seu lugar.

Assista no Star+.

Os Sete Samurais

Como eu disse, Kurosawa é inevitável neste tema, então nada melhor do que uma segunda recomendação, mas essa que vem quase três décadas antes. Em 1954, ele lançou Os Sete Samurais, provavelmente um de seus longas mais conhecidos no ocidente.

Sinopse: Um samurai atende a um pedido de proteção contra bandidos em uma vila japonesa. Ele convida outros seis samurais para ajudá-lo a ensinar as pessoas a como se defenderem sozinhas. O povoado da vila fornece comida aos soldados. A grande batalha acontece quando 40 bandidos atacam a vila.

Assista na MUBI.

Dororo

Passando para o mundo animado, a primeira opção também vem do Japão. Dororo, adaptação do mangá homônimo de Osamu Tezuka, o Deus do Mangá, é certamente um dos melhores animes para quem gostou do universo de Xógum. A diferença aqui, é que a religiosidade tem uma forte presença na história animada.

Sinopse: No Período dos Estados Combatentes do Japão, o Senhor Daigo Kagemitsu faz um pacto com 12 demônios, dando o seu filho nascituro em troca de prosperidade para as suas terras. A criança, deformada, é abandonada num rio, enquanto as terras de Kagemitsu prosperam. Anos mais tarde, o jovem ladrão Dororo conhece o misterioso “Hyakkimaru”, um rapaz com facas em vez de braços e que tem visões de monstros.

Assista no Prime Video.

Samurai de Olhos Azuis

Ainda no mundo das animações, nossa última dica é o desenho Samurai de Olhos Azuis, que fez muito sucesso após seu lançamento na Netflix, no ano passado. A produção remonta a um Japão do período Edo, instaurado após a vitória do clã Tokugawa, trazendo um vislumbre do que aconteceu com o país após o término de Xógum.

Sinopse: Movida pelo sonho de vingança contra as pessoas que a excluíram no Japão do período Edo, uma jovem guerreira decide trilhar um caminho sangrento.

Assista na Netflix.

Bônus: Game of Thrones e derivados

Sim, eu sei que muita gente já viu Game of Thrones e até a comparou Xógum, mas nada é definitivo e muitas pessoas por diversos motivos não acompanharam a produção. Assim como a série da Disney, Game of Thrones e seus derivados mostram a guerra travada das salas de guerra e dos palácios, fazendo as intrigas serem tão envolventes quanto as lutas de espada.

Sinopse: Quem se senta no trono de ferro controla os sete reinos. Game of Thrones segue a luta das famílias nobres que cobiçam esse poder.

Assista na Max.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.