Xógum tem sido amplamente elogiada e tratada como a versão medieval oriental de Game of Thrones. Um dos elementos mais elogiados da obra é a fidelidade cultural e histórica que sustenta sua construção de universo.
Sobre o tema, o protagonista Hiroyuki Sanada, que interpreta Yoshii Toranaga, falou sobre a importância de se ter um elenco japonês. "Eu sempre quis fazer algo sobre a cultura japonesa em Hollywood. Eu queria corrigir algumas coisas e introduzir nossa cultura para o mundo de maneira autência. Quando consegui a oportunidade como produtor, fiquei feliz. 'Essa é a minha chance de fazer o certo', pensei", disse, em entrevista à Vanity Fair.
O ator ainda cita o filme O Último Samurai como exemplo que marcou sua carreira. O filme, que se passa no Japão, foi feito quase que exclusivamente sob o olhar ocidental para o mundo samurai. "A experiência deste filme me treinou. Eu coloquei toda minha expertise nessa série. Eu não estou sozinho, consegui montar uma equipe japonesa com experiência em fazer roupas, cabelos, itens de set, etc. Cada departamento tem um consultor japonês. Eu pedi a eles que corrigissem tudo e reportassem a mim qualquer problema que identificassem".
Isso levou Sanada, claro, a buscar também atores japoneses. Perguntado sobre ter se sentido ofendido pelo retrato da cultura japonesa em Hollywood no passado, o produtor e ator falou: "Há um mal entendimento, como quando me pedem para fazer uma versão muito estereotipada de algum personagem. Os tempos mudaram, e fico feliz por podermos fazer diferente. Antes de aceitar o papel, eu perguntei aos roteiristas, diretor e produtores como eles gostariam de mostrar o Japão para o mundo. Eu disse a eles que só aceitaria o papel se eles contratassem atores japoneses. Eu não poderia me envolver com o projeto em outro cenário. Eu claramente estabeleci essas condições", disse o ator.
No Brasil, Xógum está disponível no Disney+ e no Star+.