Séries e TV

Artigo

Zé do Caixão | José Mojica Marins queria que Mel Gibson protagonizasse a minissérie

Matheus Nachtergaele e o elenco da série falam sobre o programa que revive a história do cineasta encoberto por seu personagem

13.11.2015, às 09H14.

Dois grandes obstáculos quase impediram Matheus Nachtergaele de estrelar a minissérie Zé do Caixão. O primeiro foi resolvido com a liberação ator, que é contratado da Globo, para trabalhar na produção. O segundo foi substituir o nome que José Mojica Marins achava mais adequado ao papel. "Eu só queria revelar ao Matheus que ele não foi a primeira opção do Mojica. A primeira vez em que falamos sobre um filme, era o Mel Gibson". A informação vem de fonte segura, André Barcinski, autor juntamente com Ivan Finotti de Maldito: A Vida e o Cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, biografia do cineasta, roteirista e ator José Mojica Marins e base para o roteiro da minissérie que estreia nessa cabalística sexta-feira 13 de novembro, às 22h30, no Space.

None

Escalar Mel Gibson para sua própria biografia, ou "Jibson" na pronúncia de Mojica cheia de "erres" e "eles" marcados e assassinatos da gramática, é apenas uma amostra da forma grandiosa de pensar de Mojica, muito maior do que os meios disponíveis, para que suas ideias se tornassem realidade. Produzida pela Contente e com direção de Vítor Mafra, a minissérie recupera a história de Mojica como cineasta, começando com a produção do faroeste A Sina do Aventureiro - parte de sua carreira que foi encoberta por sua maior criação, Zé do Caixão, personagem que "habita nossos pesadelos profundos", como definiu Nachtergaele na coletiva que seguiu à exibição dos dois primeiros episódios do programa.

00:00/06:41
Truvid
auto skip

A produção é também a história das pessoas que acompanharam Mojica que, entre outros talentos, possui também o de liderar, mesmo que seja rumo ao abismo, poder confirmado por Barcinski. "Ele tem ideias das mais malucas e consegue convencer 200 outras pessoas de que aquela ideia é a melhor coisa do mundo e que vai dar certo". Na minissérie, esse grupo é formado por Mário Lima (Felipe Solari), produtor e ator falecido em 2014, amigo e assistente de tudo para tudo; o diretor de fotografia Atilli (Antonio Saboia), único a enfrentar as ideias de Mojica por conhecer mais de cinema do que o chefe; e Dirce (Maria Helena Chira), par profissional e amoroso que reúne características de várias mulheres importantes na vida de Mojica. Vida que inclui "o auge artístico e o auge da vendição pop de um artista" lembrou Nachtergale que, além do livro que inspirou a série e outros sobre seu personagem, assistiu a todos os filmes de Mojica em busca de informações, apontando À Meia Noite Levarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Seu Cadáver e O Ritual dos Sádicos como seus favoritos.

O que não houve foi uma longa conversa com o biografado que, afetado por um grave problema de saúde, esteve nas filmagens apenas uma vez, o que não prejudicou a caracterização. "A pior pessoa para falar do Mojica é o próprio Mojica", explicou Barcinski, "porque ele não consegue explicar porque ele é assim, ele é completamente insano mesmo", um cineasta que pode levar a fama pelos primórdios do crowdfunding quando arranjava dinheiro para filmar vendendo papéis em seus filmes.

Um quarto personagem, Chicão, concentra três cineastas que apoiaram Mojica: Carlos Reichenbach (Alma Corsária), Jairo Ferreira (O Vampiro da Cinemateca) e Luís Sérgio Person (São Paulo S/A). Além deles, outras figuras na série reviverão o cinema paulistano dos tempos da Boca e do Bar Soberano, onde conviviam o cinema tradicional de O Pagador de Promessas e o cinema alternativo de Mojica. Na opinião de Nachtergaele, Mojica é "um cara que esteve na vida com os dois pés enfiados na jaca da vida, para o que der e vier, no amor, no sexo, nas drogas, na arte, na família, em tudo. Um cara que conviveu com altos intelectuais e ao mesmo tempo era um cara do boteco, da esquina. Um cara vivo".

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.