A equipe responsável pela animação Os Simpsons anunciou que não escalará atores brancos para dublar personagens de outras etnias (via Deadline). “Seguindo em frente, Os Simpsons não terá mais atores brancos dublando personagens não-brancos”, diz o comunicado revelado à imprensa.
O posicionamento ocorre dias após o dublador Mike Henry anunciar que deixará de dublar Cleveland Brown, personagem de Uma Família da Pesada que chegou a estrelar o derivado The Cleveland Show. O ator se despediu em uma publicação que celebra a oportunidade de emprestar sua voz para o personagem por mais de 20 anos:
It’s been an honor to play Cleveland on Family Guy for 20 years. I love this character, but persons of color should play characters of color. Therefore, I will be stepping down from the role. pic.twitter.com/FmKasWITKT
— Mike Henry (@mikehenrybro) June 26, 2020
“Foi uma honra interpretar Cleveland em Uma Família da Pesada por 20 anos. Amo esse personagem, mas pessoas negras deveriam interpretar personagens negros. Portanto, estou deixando o papel.”
Recentemente as atrizes Kristen Bell e Jenny Slate deixaram seus papéis nas animações Central Park e Big Mouth, respectivamente, pelo mesmo motivo. Vale lembrar que Os Simpsons já foi alvo de uma polêmica em relação à forma racista como retratou imigrantes vindos do sul da Ásia através de Apu, levando seu dublador Hank Azaria a se retirar da atração.
- Pantera Negra, Um Maluco no Pedaço e Caso George Floyd: como realidade e ficção se unem ao abordar racismo
- Spike Lee compara negros mortos por policiais a personagem de Faça a Coisa Certa
- Cole Sprouse denuncia prisão de manifestantes em protesto antirracista pacífico
- Atores ajudam manifestantes de protestos antirracistas
Em 25 de maio de 2020, o ex-segurança negro George Floyd, já sob custódia, foi sufocado até a morte por um policial e o assassinato foi filmado por pessoas em volta. A brutalidade da ação gerou uma onda de protestos ao redor dos EUA e diversas empresas do ramo do entretenimento repudiaram o racismo demonstrado pela polícia.