A 36 anos no ar, Os Simpsons pode estar próximo do fim. Segundo o Notícias da TV, a Disney ainda não renovou a série para novos episódios e considera cancelar o programa sem um grande encerramento. A atual temporada está prevista para terminar em maio.
Segundo uma fonte ouvida pelo site, a situação é preocupante porque animações precisam de uma confirmação antecipada de sua renovação para entregar novos episódios a tempo do planejamento pensado pelas emissoras. A atual safra de Os Simpsons, por exemplo, foi confirmada pela Fox em janeiro de 2023, quando anunciou a produção do 35° e 36° anos.
Por tradição, as emissoras americanas anunciam em maio a grade do segundo semestre de suas programações, o que dá um espaço de quatro a cinco meses para a finalização das produções elencadas. Mas de acordo com o Notícias da TV, a sala de roteiristas de Os Simpsons começa os seus trabalhos em novembro do ano anterior, dando tempo para que a equipe de animação produza os episódios. Até o momento, a sala de roteiristas da 37° temporada não foi formada.
Além disso, ainda que a Disney seja dona da série desde 2019, quando comprou os estúdios da Fox, é o canal de Rupert Murdoch que tem a decisão final da renovação de Os Simpsons. A Fox também precisa pagar para exibir os novos capítulos, que aumentam de valor a cada nova temporada lançada —nos últimos anos, a série diminui o número de capítulos de cada safra para viabilizar a produção.
Ainda segundo fontes ouvidas pelo site, a ideia da Disney é continuar Os Simpsons em episódios especiais para o streaming, no Disney+, limando assim a Fox do negócio. Esses especiais já tem acontecido desde a compra do programa pelo estúdio.
A Disney e a Fox até o momento não comentaram publicamente a informação.