A animação South Park está proibida de ser exibida na China após tirar sarro do país. No episódio que baniu a série, Band in China (Banda na China), a turminha dos criadores Trey Parker e Matt Stone mostram Hollywood tendo que fazer ajustes em seus filmes e programação de TV para passar pela censura do governo chinês. [via Hollywood Reporter]
Band in China possui duas histórias que criticam os regimes do país: a primeira mostra Randy, pai de Stan, tentando vender maconha em terras chinesas e acaba preso. Logo, é enviado a um campo de trabalho usado pelo governo para doutrinar politicamente os chineses muçulmanos.
Na outra, os amigos Stan, Jimmy, Kenny e Butters formam uma banda de heavy-metal. Mas, assim que o grupo começa a ficar famoso e a trabalhar com empresários, são obrigados a alterar os conteúdos de suas obras para se adequar à censura da China.
O governo do país respondeu excluíndo todos os episódios dos serviços de streaming e discussões sobre o assunto foram apagados das redes sociais. Quando os fãs procuram pelo nome da série no Baidu Tieba, a maior plataforma de comunicação chinesa, se deparam com a seguinte mensagem: "De acordo com a lei e regulamentação em vigor, esta seção está temporariamente fechada".
Nesta segunda-feira (07), os criadores da série emitiram um pedido de desculpas irônico pelo Twitter, onde dizem que assim como os chineses, amam dinheiro mais do que liberdade e democracia.
Watch the full episode - https://t.co/oktKSJdI9i@THR article - https://t.co/nXrtmnwCJB pic.twitter.com/Xj5a1yE2eL
— South Park (@SouthPark) 7 de outubro de 2019
"Como a NBA, saudamos os censores chineses em nossas casas e em nossos corações. Nós também amamos dinheiro mais do que a liberdade e a democracia. Xi [Jinping] não parece nem um pouco com o Ursinho Pooh. Sintonize em nosso episódio nº 300 nesta quarta-feira, às 10h. Viva o grande partido comunista da China. Que a colheita do sorgo [milho africano] no outono seja abundante. Estamos bem com a China agora?", diz o post.
A 23ª temporada de South Park estreia nesta segunda-feira (7), às 22h, no Comedy Central.