A jornada de Cassian (Diego Luna) está apenas começando quando a primeira temporada de Andor chega ao fim. Pela primeira vez, o protagonista assume um compromisso real com a Rebelião e, para a surpresa de Luthen (Stellan Skarsgård), pede até uma chance de se envolver mais ativamente com os atos revolucionários que planeja.
- Crítica: Andor é scifi puro e devolve a Star Wars um senso perdido de escala e propósito
- Andor tem cena pós-crédito; veja o que acontece no final da 1ª temporada
- Opinião: Andor é o melhor “tapa-buraco” de Star Wars até agora
A oferta deve ser aceita, afinal a segunda temporada já está confirmada. Serão mais 12 episódios, e Tony Gilroy, o criador da série, adiantou que o último ano terá saltos temporais a cada três episódios e se encerrará segundos antes do início de Rogue One - Uma História Star Wars. Quer dizer, os riscos ficarão cada vez maiores, e o destino de Cassian é inevitável.
Embora estas sejam informações valiosas, é fato que elas estão longe de saciar a curiosidade dos fãs para algumas questões deixadas pela primeira temporada. Entre os rumos incertos da Rebelião e o passado do herói, confira a seguir as principais perguntas que Andor precisa responder até o seu finale:
ONDE ESTÁ A IRMÃ DE CASSIAN?
Cassian começa a série procurando sua irmã Kerri em um bordel em Morlana Um, mas infelizmente a pista não dá em lugar nenhum — aliás, pior: ele acaba com um alvo nas costas. Apesar de ser aconselhado por Maarva (Fiona Shaw) a desistir dessa tentativa de reencontro, este certamente não foi o fim da sua busca. A separação de Kerri foi um evento que moldou a vida do herói, algo que os três primeiros episódios deixaram bastante evidente. Logo, é difícil imaginar que Andor vá terminar sem dar algum tipo de conclusão para essa aflição. Até porque, esteja ela viva ou não, Cassian e os espectadores merecem uma resposta sobre seu destino.
E O K-2SO?
Quando Cassian foi apresentado aos fãs de Star Wars, ele não estava só. Na realidade, ele tinha a companhia do droid K-2SO. Por um momento, Andor até deu a esperança aos fãs de que o sidekick irreverente daria as caras já na primeira temporada como a autoridade responsável pela prisão de Cassian em Niamos, mas aparentemente aquele não era quem viria a ser reprogramado para lutar pela Rebelião. Contudo, se Andor realmente vai acabar momentos antes de Rogue One, a segunda temporada invariavelmente precisará lidar com o início dessa amizade.
O QUE LUTHEN ESCONDE?
Luthen foi bastante vocal quando disse que também fez sacrifícios para manter a Rebelião como uma força de fato antagônica ao Império. No entanto, Andor ofereceu pouquíssimas pistas sobre quem é o homem por trás de tantos disfarces e esquemas até agora. Há quem diga que ele é um antigo Jedi por ter dado a Cassian um cristal kyber, isto é, a fonte de energia dos sabres de luz, como garantia no trato da missão em Aldhani. Mas a verdade é que isso está longe de ser confirmado. A série ainda precisa esclarecer quem é Luthen e o que está em jogo para ele, pessoalmente, na guerra contra o Império.
O QUE SERÁ DA ALIANÇA ENTRE LUTHEN E CASSIAN?
Luthen é uma figura essencial na articulação dos planos de resistência ao Império, sobretudo considerando como a Rebelião está dividida neste momento. No entanto, ele sequer é mencionado em Rogue One, o que, no mínimo, sugere que seu final não será exatamente feliz. A pergunta que não quer calar é: o quanto Cassian estará envolvido nesse desfecho? Como fica claro tanto na série, quanto no longa, o herói rebelde não tem problemas em eliminar algumas peças se for para o bem da Rebelião. Da mesma forma, Luthen é outro que está disposto a tudo se for para derrotar o Império. Em outras palavras, testemunharemos o sacrifício ou a execução de Luthen?
O QUE LEVARÁ MON MOTHMA A LIDERAR A REBELIÃO?
Em Andor, Mon Mothma (Genevieve O'Reilly) opera nos bastidores da Rebelião, financiando as investidas de Luthen e companhia, mas mantendo uma distância da causa devido à vigilância do Império. No entanto, já em Rogue One, ela é parte essencial do conselho que coloca Cassian na missão de encontrar Galen Erso (Mads Mikkelsen). Quer dizer, algo acontecerá que vai tirá-la das sombras e, assim, fazê-la assumir seu posto de liderança da resistência contra o autoritarismo. Mas o que?
QUAL SERÁ O PAPEL DE BIX NA REVOLUÇÃO?
Mais do que um simples crush do passado, Bix (Adria Arjona) foi uma aliada importante e fiel de Cassian nesta primeira temporada. Afinal, ela se sujeitou a seguidas sessões de tortura para preservar as mínimas informações que tinha sobre o paradeiro daquele que viria a ser um herói rebelde. Felizmente, ela é resgatada da prisão onde era mantida e sai em busca de um novo refúgio, longe dos olhos atentos do Império. No entanto, é difícil acreditar que uma mulher tão destemida e habilidosa como ela se manterá longe da ação por muito tempo, sobretudo enquanto Cassian executa os planos de Luthen. Um cenário como esse significaria desperdiçar uma personagem tão cativante. Logo, ela ainda terá um papel a desempenhar nessa história. Resta saber qual.
DEDRA E SYRIL SERÃO MAIS DO QUE ALIADOS?
Desde o primeiro momento que Syril (Kyle Soller) se depara com Dedra (Denise Gough) é visível como ele a admira — talvez até mais do que profissionalmente. Ao final da temporada, porém, a oficial do Império dá sugestões de que pode também sentir uma atração pelo ambicioso inspetor. Até porque ele a salvou do linchamento em Ferrix e, portanto, se estabeleceu como uma das poucas figuras em toda a galáxia em quem ela pode confiar. Se isso sairá no flerte ou não, ainda é um mistério. No entanto, é evidente que os dois devem continuar a colaborar na sua busca por Cassian.
O QUE ACONTECEU COM KINO?
Poucos momentos foram mais doloridos em Andor do que a constatação de que Kino (Andy Serkis) não poderia deixar a prisão de Narkina por um detalhe: ele não sabia nadar. Apesar de não morrer de amores por Cassian, ele sem dúvidas foi uma figura relevante no processo de conscientização política do herói rebelde, e seria uma pena que a série se encerrasse sem dar uma pista que seja sobre o que aconteceu com ele.
(Fica aqui a torcida para que seu destino seja menos trágico do que se imagina…)