Andy Serkis em Andor

Créditos da imagem: Andor/Lucasfilm/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Andy Serkis está de volta a Star Wars em novo episódio de Andor

Retorno, porém, não tem nenhuma relação com o Líder Supremo Snoke

Omelete
3 min de leitura
26.10.2022, às 10H34.

[Atenção: spoilers de "Narkina 5", oitavo episódio de Andor]

O ator Diego Luna já tinha adiantado que Andor traria rostos conhecidos do universo Star Wars, mas talvez ninguém imaginasse que a série teria Andy Serkis de volta, e não como o Líder Supremo Snoke. Em "Narkina 5", episódio desta quarta-feira (26), Cassian Andor vai parar em um campo de trabalho forçado como punição por encarar um guarda imperial em Niamos. Chegando lá, além de encontrar um ambiente, no mínimo, angustiante — onde a equipe com pior desempenho no dia é torturada como “incentivo” para melhorar —, o protagonista descobre que terá que responder aos desmandos de uma figura bastante autoritária e competitiva, chamada Kino Loy, o novo personagem de Serkis.

Se a descrição lembra em alguma medida o vilão de O Despertar da Força e Os Últimos Jedi, pode desistir dessa teoria. Loy não representa a história de origem de Snoke. Mas não se sinta mal por presumir isso. O próprio Serkis entende a confusão. "É difícil, porque tenho certeza de que é isso que as pessoas vão pensar. Por que seria diferente?", afirmou à Vanity Fair. E ele garante: Kino Loy é "um personagem do lado oposto do espectro do super poderoso Líder Supremo. [Ele] é uma pessoa real nesse mundo".

Segundo o ator, a grande motivação desse personagem está nos sistemas de punição e recompensa. "Se você for bem, você ganha sabor na sua comida. Se for mal, você é eletrocutado. Eles são literalmente ratos em um experimento científico. [...] Ele tem basicamente mais um ano naquela prisão e, então, ele será libertado. Ele não quer que nada abale isso". Em outras palavras, enquanto Andor questiona sutilmente a ordem vigente, Loy já está lá há tempo o suficiente para realmente acreditar que até a tortura é justa. Isso, porém, não quer dizer que ele seja mau. "Quer dizer, ele é durão, mas só quando parece que algo vai colocar em risco sua liberdade ou a liberdade de quem está prestes a sair. Ele não vai tolerar isso. É um amor difícil".

DIRETO DE ROGUE ONE

Serkis não foi o único veterano de Star Wars a dar as caras em "Narkina 5". O líder rebelde Saw Gerrera, personagem de Forest Whitaker em Rogue One, também reaparece, dessa vez em uma negociação com Luthen (Stellan Skarsgård). Ele resiste à ideia de colaborar com outros rebeldes, sobretudo com uma pessoa chamada Anto Kreegyr por incompatibilidade de ideais. Porque, para Saw, entre separatistas, neorrepublicanos, setoristas e cultistas humanos, ele é o único com clareza de propósito. Por isso, apesar da discussão acalorada, ele nega a proposta de Luthen. Contudo, é bastante evidente que esta não será sua última aparição na série. Talvez ele abaixe sua guarda para alguém como Andor? Veremos.

Forest Whitaker em Andor
Andor/Lucasfilm/Reprodução

Com uma segunda temporada já confirmada, Andor é exibida às quartas no Disney+.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.