A série da Disney+ focada em Cassian Andor, personagem de Diego Luna em Rogue One: Uma História Star Wars, quase foi cancelada durante sua fase de pré-produção. De acordo com o jornalista Steven Weintraub, editor-chefe do site Collider, a produção chegou a ser paralisada por duas semanas, sendo retomada apenas quando Tony Gilroy, co-roteirista de Rogue One e responsável pelas extensas refilmagens do longa, foi contratado para escrever o roteiro do episódio piloto.
Segundo o jornalista, a notícia da contratação de Gilroy chegou em meio a boatos sobre a história e os roteiros recebidos não agradarem a cúpula da Lucasfilm – veja a explicação de Weintraub abaixo:
I'd heard the Cassian Andor series was shut down a few weeks ago & everyone working on it was sent home. Heard the story/scripts weren’t good enough. Was getting ready to write a story about what I’d been hearing & the news about Tony Gilroy hit. Wonder what day he was hired 2/2 https://t.co/aQtosuhWLW
— Steven Weintraub (@colliderfrosty) October 16, 2019
“Fiquei sabendo que a produção da série de Cassian Andor foi paralisada duas semanas atrás e todos os envolvidos foram mandados para casa. Ouvi dizer que a história e os roteiros não eram bons o bastante. Estava me preparando para escrever sobre isso quando o anúncio de Tony Gilroy foi feito. Me pergunto que dia ele foi contratado”
A trama mostrará o rebelde nos anos de formação da Aliança Rebelde, ou seja, antes dos eventos de Rogue One. De acordo com a Lucasfilm, a série "explorará contos cheios de espionagem e missões ousadas para restaurar a esperança de uma galáxia nas garras do impiedoso Império". Diego Luna reprisará o papel de Cassian Andor.
Jared Bush criou o projeto e escreveu o roteiro do episódio-piloto, além de uma "bíblia" da série que servirá de guia para a temporada. Stephen Schiff, produtor-executivo de The Americans, será o showrunner da série live-action de Star Wars.
A série ainda não tem título oficial ou data de estreia definida.