Star Wars: Ascensão Skywalker foi bastante criticado pela forma que trata vários personagens da trilogia original, inclusive os robôs R2-D2 e C-3PO. O sentimento é compartilhado pelo ator Anthony Daniels, que revelou ao IGN que o androide teria um papel maior no longa, mas muitas das cenas foram cortadas.
"Há muita edição depois que você termina de filmar. O papel do C-3PO era ainda mais doce e amplo. Mas muitas coisas legais tiveram que sair, porque já tem muita coisa no filme, são quase dois filmes em um. Eu fiquei um pouco triste com isso, particularmente pela relação dele com Poe, interpretado pelo maravilhoso Oscar Isaac. Era muito divertido, Poe sempre ficava irritado com C-3PO, mas de um modo simpático".
O droide C-3PO, interpretado por Daniels em todos os principais filmes de Star Wars, tinha posição de destaque nos materiais de divulgação de A Ascensão Skywalker, e em entrevista ao Omelete em 2019, Daniels já falará como foi emocionante se despedir do personagem.
- Leia a crítica de A Ascensão Skywalker
- Como seria a versão de Colin Trevorrow do Episódio IX
- Episódio IX tem o primeiro casal LGBTQ+ da franquia nos cinemas
- Entenda o final de Star Wars: A Ascensão Skywalker
- Veredito com e sem spoilers do filme
- Saiba como Carrie Fisher aparece no novo Star Wars
- Opinião: Star Wars: A Ascensão Skywalker e a crise da cultura de fã
- Entenda a conexão de Rey e Kylo Ren
- 10 easter eggs de A Ascensão Skywalker
- Como o filme nega Os Últimos Jedi
- Conheça as participações especiais em cena importante
- 6 perguntas deixadas pela nova trilogia
Com mais de US$ 1 bilhão arrecadado nas bilheterias mundiais, Star Wars: A Ascensão Skywalker tem previsão para ser lançado em home-video no Brasil em abril.