Lançado em 1977, Star Wars: Uma Nova Esperança trazia uma cena em que Han Solo (Harrison Ford) era confrontado pelo caçador de recompensas Greedo na cantina de Mos Eisley. Na versão original, o contrabandista atira no rival, que pretendia entregá-lo para o gângster Jabba. Uma segunda versão, lançada em 1997 e cheia de retoques do diretor George Lucas, mostrava Greedo dando o primeiro tiro, forçando Han a revidar. Essa mudança revoltou fãs da franquia, que por anos se uniram na campanha “Han atirou primeiro”, frase que teve apoio do próprio Ford.
Agora, a disponibilização do Episódio IV na plataforma de streaming Disney+ trouxe uma nova mudança para a polêmica cena. Além do diálogo normal entre os personagens, agora Greedo tem uma nova fala: antes de atirar, o mercenário grita “Maclunkey!” – única fala do personagem que não recebe legendas. Confira a nova versão abaixo:
— Mike Ryan (@mikeryan) November 12, 2019
Cada uma das versões foi detalhada em um vídeo do Washington Post, que pode ser conferido no topo da página.
De acordo com a Disney, a versão presente na plataforma não foi alterada pelo estúdio, mas sim pela própria Lucasfilm antes de ser adquirida pela Casa do Mickey em 2012 (via Vanity Fair).
O mais curioso é que outros conteúdos do Disney+ foram disponibilizados em suas formas originais, até mesmo aqueles cujos conteúdos apresentam visões ultrapassadas.
- Lizzie McGuire terá continuação no Disney+
- Filme de Phineas & Ferb ganha título e sinopse
- Série sobre a Ms. Marvel no Disney+
- Filmes e séries já confirmados
O lançamento do Disney+ na América Latina é previsto para o segundo semestre de 2020, sem uma data específica. Já nos EUA, o serviço já está disponível, com a assinatura de US$ 6,99 por mês.