The Mandalorian

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Mandalorian | Ambições marcam terceiro episódio da temporada

“O Convertido” foi disponibilizado nesta quarta-feira (15)

Omelete
4 min de leitura
15.03.2023, às 12H35.

[Spoilers de The Mandalorian – “O Convertido” à frente]

Uma semana depois do eletrizante final de “As Minas de Mandalore”, The Mandalorian retornou nesta quarta-feira (15) um pouco mais devagar, mas não menos intenso, com “O Convertido”, episódio que foca em intrigas, ambições e vingança com um clima de thriller político. Seguindo o mesmo caminho dos episódios anteriores, o Capítulo 19 da história de Mando (Pedro Pascal) e Grogu reintroduz velhos conhecidos do caçador de recompensas, que agora precisam lidar com as consequências de seus atos em temporadas anteriores.

00:00/07:30
Truvid
auto skip

“O Convertido” começa logo após os eventos de “As Minas de Mandalore”, com Bo-Katan (Katee Sackhoff) ainda tentando entender seu encontro com o lendário mitossauro no fundo das Águas Vivas. Após garantir que Djarin não chegou a ver o titã ao ser arrastado, a princesa mandaloriana guarda a existência do monstro para si e, claramente, começa a bolar um plano para usá-lo para retomar o trono de Mandalore.

Depois de Mando pegar um pouco das Águas Vivas para comprovar sua redenção, ele e Bo-Katan deixam Mandalore em direção ao planeta em que a princesa habita, mas a dupla rapidamente é interceptada por um esquadrão imperial. Aqui, Lee Isaac Chung dirige uma das sequências de batalhas aéreas mais divertidas de The Mandalorian até agora. Usando manobras eletrizantes e brincando com o belo cenário de Kalevala, o cineasta cria uma cena eletrizante e desesperadora que sacia – e muito – a sede que todo fã de Star Wars tem por mais batalhas espaciais.

Após essa empolgação inicial, que termina quando Mando e Bo precisam bater em retirada, “O Convertido” começa a diminuir esse ritmo alucinante para mergulhar em um suspense político protagonizado pelo ex-geneticista imperial Doutor Pershing (Omid Abtahi), cientista que tentava usar os genes de Grogu para clonagem. Em um breve discurso para o senado em Coruscant, o geneticista revela que faz parte do programa de anistia da Nova República e que nunca quis ver sua pesquisa usada para os fins malignos do Império, e sim para evitar mortes desnecessárias. Após seu discurso, ele é cercado por vários nobres e políticos da Nova República – que, aliás, se mostram completamente alheios aos horrores da Era Imperial – e mostra claro desconforto com a intensidade dessa abordagem.

Voltando à habitação que divide com outros anistiados, Pershing encontra e faz amizade com outros ex-oficiais imperiais, incluindo Elia Kane (Katy M. O’Brian), antiga operadora de comunicações e seguidora fiel de Moff Gideon (Giancarlo Esposito). Depois desse breve encontro, “O Convertido” foca na rotina frustrante do cientista, privado de sua pesquisa para catalogar equipamentos adquiridos do Império após a troca de regimes.

Star Wars nunca foi alheio à política e, em “O Convertido”, Chung, Jon Favreau e Noah Kloor, que assinam o roteiro, tentam recriar um pouco a visão que George Lucas trouxe nos Prelúdios ao mostrar a Nova República como um governo elitista, covarde e burocrático. Ainda que menos opressor e violento que o Império, o novo regime ainda se usa de leis e regulamentações para assegurar um status quo praticamente imutável desde a época pré-A Ameaça Fantasma, seguindo por um caminho similar ao que levou às Guerras Clônicas. Por mais que trabalhar organizando inventários seja uma punição pelos crimes de Pershing, as leis que proíbem a continuidade de suas pesquisas impedem que seu objetivo, tornar a clonagem de órgãos viáveis em uma prática popular, seja alcançado, limitando a poucos o número de pessoas com acesso a um serviço vital.

A frustração causada pelos empecilhos legais encorajam Pershing a se rebelar e pedir ajuda a Kane para roubar uma unidade laboratorial móvel de naves imperiais abandonadas em depósitos de Coruscant. No caminho até o local, a dupla fica mais próxima ao fugir de dróides pulando do trem que os transportava. Essa união, infelizmente, não dura muito.

Após recuperar a unidade que procuravam, Kane e Pershing são cercados pela polícia, que prende apenas o cientista. Denunciado pela ex-oficial de Gideon, o geneticista é levado para um laboratório, onde ele será submetido a uma versão menos violenta do Devorador de Mentes, mais conhecido na Terra como “lobotomia”.

Sob a desculpa de que ainda era amiga de Pershing, Kane presencia o processo – que, teoricamente, não deveria ferir o cientista. Após seu supervisor deixar a sala, a ex-oficial amplia a intensidade do equipamento, iniciando uma verdadeira tortura ao cientista, uma vingança por ele ter traído Gideon e o Império.

“O Convertido” chega ao fim com Mando e Bo-Katan chegando ao esconderijo dos Filhos do Olho. Após provarem que mergulharam nas Águas Vivas, os dois são aceitos de volta à seita, embora sob o olhar julgador de Paz Viszla (Tait Fletcher). A tomada final de “O Convertido” mostra a princesa mandaloriana olhando o clássico símbolo de seu povo, o crânio de mitossauro, e entendendo o que deve ser feito para que ela retome o poder de Mandalore.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.