Formado em 1998, o Black Rebel Motorcycle Club é uma dessas bandas que conheceu o sucesso após uma leva de bandas de rock (como White Stripes e The Strokes) aparecer em 2001, mas conseguiu consquistar seu espaço.
Apesar de ter seis álbuns lançados, no show deste terceiro dia do festival SWU 2011, os rapazes agradaram o público ao tocar músicas de seus primeiros discos, como "Love Burns", "Whatever Happened to My Rock 'n' Roll (Punk Song)", que encerrou seu set, e a quase pesada "Six Barrel Shotgun".
Com uma mistura de The Brian Jonestown Massacre, Rolling Stones e Jesus and Mary Chain, o Black Rebel surpreendeu ao longo de sua carreira, principalmente por lançar álbuns mais calmos, como Howl, de 2005, que teve seu nome influenciado pelo poeta beatnik Allen Ginsberg e uma base calcada na folk music, usando gaitas e violões (ainda que distorcidos).
Apesar da eterna cara blasé dos integrantes, o baixista Robert Levon Been animou a plateia ao desistir do espaço no palco e descer para perto do público, tocando colado na grade, momento que motivou o primeiro mosh do festival e uma comoção neste dia (que está bem mais cheio do que o anterior).
brmc
Leia mais sobre SWU 2011
Fotos: Pedro Carrilho