Formado por Phil Anselmo (ex-Pantera), Pepper Keenan (do Corrosion of Conformity), Kirk Windstein (do Crowbar), Pat Bruders e Jimmy Bower (do Superjoint Ritual e Eyehategod), o Down fez com que o metal entrasse de vez no SWU 2011. O vocalista já chegou em alta voltagem, chegando a fazer sua cabeça sangrar de tanto se bater com o microfone.
phil Anselmo
O Down, que foi responsável por um dos maiores agrupamentos do festival até aqui (deixando impossível a passagem para áreas mais perto do palco) soube conversar com seu público e mandou músicas para Dimebag Darrell (ex-companheiro do Pantera, assassinado durante um show em 2004) e para os brasileiros do Sepultura. Sons como "Temptations Wings", "Hail The Leaf" e "Eyes of The South" fizeram os fãs pular e montar as famosas rodas em frente ao palco, motivados por Anselmo. Entre as últimas músicas do setlist, estava guardada "Stone The Crow", relativamente mais lenta e que fez sucesso mesmo entre não fãs de metal.
Ao final do show, Anselmo ainda voltou para o palco e disse: "Essa foi nossa primeira vez na América do Sul com o Down. E foi a melhor, fácil!", e encerrou dizendo que deveria terminar aquilo direito, cantando o trecho final de "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin - um fim mais digno, impossível.
Leia mais sobre SWU 2011
Fotos: Marcos Hermes