Chegando ao seu décimo filme com As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, a franquia criada por Kevin Eastman e Peter Laird tem um número surpreendentemente baixo de produções televisivas. Para ser mais exato, Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello estrelaram apenas cinco séries ao longo de sua história, com o programa original estreando em 1987.
Hoje, rankeamos, da pior à melhor, cada uma dessas séries — confira (e nos diga como ficou o seu):
As Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação (1997)
Primeira e única série live-action dos personagens até hoje, As Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação estreou em 1997 e, infelizmente, mais assustou do que agradou. O programa até mostrou certo pioneirismo ao introduzir a primeira Tartaruga mulher da franquia, Venus de Milo. Mas a produção tinha atuações péssimas e roteiros que não conseguiam reproduzir a linguagem urbana da época sem parecer forçados.
O design musculoso das Tartarugas também era amedrontador. Completamente mergulhado na cultura dos anti-heróis musculosos dos anos 1990, a série deu ao quinteto principal bizarros brações de borracha. O trabalho atrapalhado na manutenção dos fantoches também não ajudou muito, e As Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação durou apenas uma temporada. Por enquanto, esta segue sendo a única série realmente ruim da franquia.
O Despertar das Tartarugas Ninja (2018)
O Despertar das Tartarugas Ninja tem, de longe, os designs e a animação mais criativos que os personagens já tiveram na TV e já vale a pena ser conferida só por isso. As cenas de ação são de encher os olhos e levaram o conceito das Tartarugas para um lugar novo e ousado. Infelizmente, essa ousadia, que entre outras coisas deu ao quarteto poderes místicos, não agradou muita gente, assim como a descaracterização de seus protagonistas, especialmente Leonardo.
Os roteiros de O Despertar das Tartarugas Ninja também pareciam infantis demais às vezes, o que levou a série a perder espectadores gradualmente até ser cancelada após duas temporadas e encerrada com um filme homônimo lançado na Netflix. A primeira temporada está disponível no Paramount+.
As Tartarugas Ninja (2012)
Não deixe a animação de CGI te assustar: As Tartarugas Ninja de 2012 é incrível e poderia facilmente liderar esse ranking. O reboot da Nickelodeon tem algumas das melhores histórias e desenvolvimento de personagens que a franquia já teve até hoje, além de se deixar ousar na construção de seus coadjuvantes. Essa também foi a primeira série a ter um foco real no lado adolescente do quarteto principal, conceito que acabou mais explorado em Caos Mutante.
As Tartarugas Ninja durou cinco temporadas e contou com nomes como Sean Astin, Jason Biggs, David Tennant e Mae Whitman em seu elenco de voz. Todos os episódios estão disponíveis no Paramount+.
As Tartarugas Ninja (1987)
Responsável pelo nascimento da Turtlemania, As Tartarugas Ninja de 1987 segue sendo a base para praticamente todo novo lançamento da franquia. Lançada só três anos depois da estreia dos personagens nos gibis, o desenho estabeleceu as Tartarugas como uma propriedade rentável e reconhecível no mundo todo.
A série só não está mais para cima porque, assim como O Despertar das Tartarugas Ninja, às vezes subestimava a inteligência de seu público-alvo e por ser um produto de seu tempo, com algumas piadas e caracterizações que já não se sustentam atualmente.
As Tartarugas Mutantes Ninja (2003)
Transmitida entre 2003 e 2010, As Tartarugas Mutantes Ninja está no topo por ter sido a primeira a realmente delinear características únicas para cada um de seus protagonistas. Mais do que sua predecessora, a série conseguiu construir o quarteto principal de uma forma que expandia o que os fãs já conheciam ao mesmo tempo em que trabalhava o resto da mitologia das Tartarugas de forma mais madura.
Produzida pela Fox, As Tartarugas Mutantes Ninja ainda ganhou um crossover com a série de 1987, chamado Tartarugas Para Sempre e exibido em 2009.
Vale lembrar que As Tartarugas Ninja: Caos Mutante já tem uma série animada de duas temporadas anunciadas — saiba mais.
- [crítica] Tartarugas Ninja: Caos Mutante é o filme mais musical do ano - e isso é incrível
- Paramount e Nickelodeon vão transmitir desenho clássico das Tartarugas Ninja
Na versão em inglês, Tartarugas Ninja: Caos Mutante está repleta de nomes conhecidos na dublagem: Paul Rudd, Rose Byrne, John Cena, Jackie Chan, Ice Cube, Maya Rudolph, Hannibal Buress, Giancarlo Esposito, Post Malone e outros. O quarteto principal será dublado por Micah Abbey, Shamon Brown Jr, Nicolas Cantu e Brady Noon.
Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird em 1984, as Tartarugas Ninja já estrelaram várias séries de TV, filmes e games, tanto em animação quanto em live-action. O último filme dos personagens foi lançado em 2016, com o título As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras.
As Tartarugas Ninja: Caos Mutante está em cartaz nos cinemas.
*****
Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram (t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!