Halloween Ends: as melhores referências e easter eggs

Filmes

Lista

Halloween Ends: as melhores referências e easter eggs

Cuidado com spoilers do último filme da trilogia!

Omelete
4 min de leitura
17.10.2022, às 18H31.

Depois de um Halloween (2018) absolutamente respeitoso ao filme original de John Carpenter, e um Halloween Kills que até trouxe de volta os personagens mirins do primeiro filme, David Gordon Green fechou a sua trilogia de Halloween com Halloween Ends, um longa bem diferente de tudo que se passou até agora, pelo menos na trama.

Mas o episódio final da franquia não deixou as homenagens para trás e chegou repleto de lembranças do passado. Confira abaixo as melhores referências e easter eggs de Halloween Ends - mas claro, cuidado com spoilers! 

O Enigma de Outro Mundo

Logo de cara, Halloween Ends faz uma homenagem dupla, tanto ao diretor John Carpenter quanto ao Halloween original. Enquanto em 1978 Laurie e Tommy assistiram O Monstro do Ártico, filme de 1951, na noite de Halloween, em 2019 Corey e Jeremy passam a noite assistindo à refilmagem do longa, O Enigma de Outro Mundo, dirigido por John Carpenter e lançado em 1982. 

A primeira cena depois dos créditos iniciais

Depois de uma cena de introdução inédita na franquia - sem nenhum Michael Myers em vista - e uma sequência de créditos representativa da reprodução do mal, Halloween Ends começa exatamente com o mesmo quadro do original, de 1978. Aqui, assim como lá trás, a primeira cena que vemos são folhas de outono caindo no asfalto de Haddonfield.

Laurie mexendo no cabelo

Um dos momentos mais adoráveis de Halloween Ends mostra nossa Laurie flertando no supermercado - e engana-se quem acha que aquela mexida no cabelo é puro charminho. A cena traz Jamie Lee Curtis retomando um trejeito mostrado lá no primeiro filme.

Um antigo Michael Myers na festa

Apesar de Nick Castle - intérprete de Michael Myers no filme original - ter emprestado o som da respiração e participado de alguns momentos da nova trilogia, o principal ator de Myers nos filmes de Gordon Green é James Jude Courtney. Isso não quer dizer que Castle tenha ficado de fora do último capítulo, mas sua participação é bem mais inusitada. 

Na cena da festa no bar, Castle faz um cameo como um exibicionista, um sujeito esquisito que abre o casaco subitamente em um encontro com Corey. Nos créditos, o ator é listado como "flasher".  

Survirvors, Stalkers e Samhain

Em Halloween Ends, Laurie aparece escrevendo o que parece ser um livro autobiográfico, que reconta a sua história de trauma e superação. O título da sua obra, que aparece rapidamente, é "Survirvors, Stalkers e Samhain". 

Pode ser coincidência, mas a estrutura do título certamente lembra a obra "Men, Women and Chainsaws", livro de Carol J. Clover lançado em 1992 que examina o gênero slasher - e cunhou o termo "final girl".

Corey, Laurie e o pôster de Halloween

Um dos momentos mais legais de Halloween Ends acontece quando Laurie percebe algo de diferente em Corey, uma certa energia familiar. O momento, que ocorre na frente da casa das Strode, eventualmente enquadra a final girl e o jovem de maneira idêntica ao pôster de Halloween (2018) - mas com os papeis invertidos. 

Allyson e Corey nas escadas

Começando uma sequência de cenas muito parecidas com as do longa original, Halloween Ends também faz um paralelo com a primeira cena do primeiro filme, em que Judith Myers sobe as escadas com o seu namorado, que aparece apenas de relance. Desta vez, no entanto, são Allyson e Corey que sobem para o quarto, e Laurie assiste do lado de fora. 

Arte com a enfermeira Deb

Logo depois, é a vez de um assassinato semelhante: na casa do médico, Michael Myers finalmente sai de seu esconderijo para retornar aos seus antigos hábitos. Aqui, depois que Corey assassina o Dr. Mathis, Myers auxilia o garoto inexperiente assassinando a enfermeira Deb de modo idêntico ao que fez com Bob no primeiro filme. Aqui, ele enfia a faca na jovem pendurando ela na parede. 

Gordon Green ainda coloca Deb bem na frente de um quadro, fazendo a obra de arte de Myers definitivamente icônica.

A mãe de Corey e Judith Myers

Para completar a sequência de cenas iguais, Gordon Green encerra com a mais memorável da franquia, o assassinato de Judith Myers pelo pequeno garoto Michael Myers, na introdução de Halloween.

Colocando novamente a câmera em primeira pessoa, desta vez registrando o olhar de Corey, em Halloween Ends é possível ver o assassino pegando uma faca na gaveta da cozinha e se encaminhando para matar sua mãe de modo absolutamente idêntico ao primeiro filme. 

"The Shape"

Já na reta final de Halloween Ends, vemos Laurie terminando o seu livro com uma frase perfeitamente referencial à franquia, principalmente à própria trilogia de Green: "O mal nunca vai embora, ele só muda de forma".

No original, a palavra usada para "forma" é "shape", nada mais que o termo usado para se referir a Michael Myers nos créditos finais de Halloween (1978). 

A música dos créditos

Halloween Ends termina a trilogia com uma música final aparentemente inusitada, principalmente para uma franquia que trouxe Ghost e Boy Harsher para contribuir para suas faixas de créditos. Apesar das escolhas moderninhas, quem encerra Ends de verdade é "(Don't Fear) the Reaper", clássico de 76 do Blue Öyster Cult

A escolha não poderia ser mais adorável: a música pode ser ouvida ao fundo na cena em que Laurie e Annie compartilham um baseado no filme de 1978. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.