O 5º filme da franquia Sobrenatural (também conhecida como Insidious), A Porta Vermelha está chegando aos cinemas e já fazem alguns anos que não vemos a família Lambert nas telas. Introduzidos no primeiro filme, Josh e Dalton são o foco do novo capítulo, comandado agora pelo próprio protagonista, Patrick Wilson.
- Sobrenatural: A Porta Vermelha ganha último trailer antes da estreia; veja
- Crossover de Sobrenatural e A Entidade não está mais nos planos
- Derivado de Sobrenatural, Thread será estrelado por Mandy Moore e Kumail Nanjiani
Para ajudar a lembrar a saga, recapitulamos todos os filmes da franquia até hoje, ressaltando todas as informações que você precisa saber para aproveitar ao máximo esse novo terror. Confira:
Sobrenatural
Vamos lá: a franquia Insidious começou em 2010 com um filme dirigido por James Wan e com história de Leigh Whannel. Ele nos introduziu à família Lambert, composta pelo pai, Josh (Patrick Wilson), a mãe, Renai (Rose Byrne), e os filhos Dalton (Ty Simpkins), Foster (Andrew Astor) e Kali (uma bebê não creditada, coitada). A mãe de Josh, Lorraine (Barbara Hershey) também é super presente na vida da família.
Assim que os Lamberts se mudam para uma nova casa, eventos sinistros passam a acontecer. Em um certo momento, o pequeno Dalton decide explorar o sótão da casa e depois de testemunhar algo assustador que não é mostrado de modo claro, vai dormir e entra em estado de coma. Nenhum médico sabe explicar o que se passa. Ainda, Renai e Josh vivem momentos inexplicáveis como o alarme da casa tocando sozinho, uma mão ensanguentada nos lençóis de Dalton e por aí vai. Por acharem que o problema é da casa, os Lamberts se mudam de residência novamente, mas nada interrompe os barulhos estranhos e seres bizarros surgindo (como um pequeno menininho dançante testemunhado por Renai).
Lorraine decide então tomar rédeas da situação e chama uma conhecida sua, Elise, que traz dois colegas junto, Tucker e Specs, para investigar a casa. Elise vê um demônio de rosto vermelho que quer possuir Dalton e explica que o garoto tem a habilidade de viajar pelo Plano Astral enquanto dorme e pode ter viajado longe demais e entrado no "Além", uma espécie de limbo recheado de assombrações que desejam consumir a vida dos outros.
Eventualmente, Elise e Lorraine revelam a Josh que ele também tinha a mesma habilidade quando criança, e que ele era assombrado por uma entidade eventualmente apelidada de Noiva de Preto. Ela aparecia em todas as fotos dele pequeno e Elise deu um jeito na situação no passado - inclusive fazendo com que Josh esqueça tudo que lhe passou. Aí, ela informa que o melhor jeito de salvar Dalton é levar Josh de volta ao Além, para buscar o filho.
É uma jornada difícil, cheia de fantasmas - incluindo a Noiva de Preto - mas Josh consegue trazer Dalton de volta e os dois retornam ao mundo real. Tudo parece lindo até que Elise suspeita do comportamento de Josh. Quando ela confronta ele, ele sufoca ela até a morte, revelando estar possuído pela entidade. Renai vê a foto que Elise tirou e percebe a possessão de Josh, mas o filme acaba - abrindo a deixa para a sequência.
Sobrenatural: Capítulo 2
O segundo filme - lançado em 2013 com os mesmos diretor e roteirista - começa no passado nos introduzindo ao personagem de Carl (Steve Coulter), um médium que chama sua amiga Elise para ajudar o menino Josh, assombrado por uma entidade. Vinte cinco anos depois disso, vemos os Lamberts logo após os eventos do primeiro filme, agora se mudando para a casa de Lorraine porque a pobre Renai não aguenta mais tanta coisa estranha. Seu marido, Josh, está cada dia mais esquisito, e ela continua vendo coisas estranhas - dessa vez, uma sinistra mulher de vestido branco.
Com Elise morta, Lorraine chama a ajuda de Specs e Tucker, que assistem o vídeo da sessão com Josh no passado e descobrem que o próprio Josh adulto aparece atrás do Josh criança. Fica complicado, e a duplinha chama Carl para ajudá-los na nova aventura. Eles vão atrás de respostas no hospital que Lorraine trabalhava, dicas apontam para o passado do paciente Parker Crane, eles vão para a casa dele e basicamente eventualmente descobrem que ele é a noiva de preto. Crane era forçado a se vestir de mulher desde criança por sua mãe - a mulher de vestido branco que anda assombrando Renai.
Ok, vamos lá: todo mundo tenta incapacitar Josh, ninguém consegue, Carl acorda no Além para encontrar Josh e acha ele e Elise, e o Josh possuído no mundo real tenta matar sua família em um longo e traumático confronto. Na reta final, Dalton decide entrar no Além para recuperar a consciência de Josh, perdida por lá, e consegue. No Além, Elise derrota o espírito da mulher de branco e liberta Josh de sua possessão. Josh e Dalton retornam ao mundo real. Todo mundo seguro, feliz e traumatizado.
Ali, Josh e Dalton decidem esquecer tudo que lhes passou, novamente, e Carl hipnotiza os dois.
Sobrenatural: A Origem
Ok, agora as coisas ficam um pouco mais fáceis porque os dois outros filmes de Sobrenatural não tocam muito na família Lambert, que retorna aos holofotes somente em A Porta Vermelha. Percebendo que a estrela principal aqui é a personagem de Elise, morta no fim do primeiro filme, Insidious decide retornar ao passado para o 3º e 4º capítulos.
Em 2015, o roteirista Leigh Whannell fez sua estreia na direção com Sobrenatural: A Origem, uma história que se passa três anos antes da assombração dos Lamberts. A jovem Quinn Brenner busca ajuda de Elise para se reconectar com sua mãe morta e após certa relutância, decide ajudar, já que Quinn foi atropelada e agora está sendo assombrada por algo e incapacitada de mexer sozinha. Depois de mil acontecimentos sinistros, o pai da Quinn, Sean, chama dois sujeitos que brincam com fantasmas na internet: Specs e Tucker.
O amigo de Elise, Carl, insiste que ela ajude Quinn, então ela se alia a Specs e Tucker e vemos a formação do trio que apareceria nos dois primeiros filmes. No Além, Elise e Quinn tentam se livrar dos espíritos, a mãe de Quinn ajuda e final feliz. Até que vemos Elise de volta em sua casa, com o demônio da cara vermelha ao fundo.
Sobrenatural: A Última Chave
Tá acabando! Em 2018, Sobrenatural retornou para A Última Chave, dirigido por Adam Robitel e também escrito por Whannell. Agora, a franquia vai atrás da infância de Elise, em 1953.
Elise cresce com um pai violento, que não acredita em suas visões. Depois da morte de sua mãe por um espírito demoníaco, ela foge de casa deixando um irmão para trás.
Em 2010, ela é chamada para um caso na sua casa de infância e, ao investigar os incidentes, descobre que tanto seu pai quanto o novo residente sequestravam e prendiam mulheres na casa - mas eram vítimas de KeyFace (um homem com cara de chave, basicamente), que aprisiona a alma de diversas mulheres mantidas aprisionadas.
A única cena aqui que se conecta com o caso dos Lamberts é que, uma vez no Além, Elise procura uma saída abrindo várias portas, inclusive uma que leva à cena de Dalton no sotão lá no primeiro filme. Mas eventualmente ela consegue sair e dá tudo certo.
A última cena mostra Elise recebendo a ligação para ajudar Dalton, conectando o fim de A Última Chave ao primeiro Sobrenatural.
Sobrenatural: A Porta Vermelha
Sobrenatural: A Porta Vermelha marca a estreia de Patrick Wilson como diretor e, com história de Whanell, o filme traz Scott Teems para o roteiro.
O filme retoma a vida dos Lamberts 10 anos após os eventos dos primeiros filmes. Na trama, para colocar seus demônios para trás de uma vez por todas, Josh (Wilson) e o agora jovem universitário Dalton (Ty Simpkins) precisam encarar o passado sombrio de sua família, viajando ainda mais fundo no Além.
Sobrenatural: A Porta Vermelha estreia em 6 de julho nos cinemas.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários