Após oito anos de uma das relações de amor e ódio mais envolventes da TV, Megan Boone deixará o elenco de Lista Negra (The Blacklist) e sua personagem, Elizabeth Keen, para trás. A saída, acordada com os produtores do seriado desde o início da oitava temporada, deve representar uma mudança de paradigma para a produção, já que a dinâmica entre ela e James Spader, co-protagonista no papel do inescrupuloso criminoso Raymond Reddington, foi o principal motor da trama, até aqui.
Partindo do episódio piloto de Lista Negra, quando Reddington se oferece ao FBI como informante com a condição de trabalhar ao lado da jovem e ainda inexperiente Keen, muitas mudanças e revelações moldaram a personagem de Boone. De uma idealista jovem com passado misterioso para uma criminosa procurada, herdeira de uma superespiã russa temida, o desenvolvimento foi notório, deixando passos marcantes que pavimentaram a estrada da série de TV de forma indelével.
Agora, como prometeram os produtores, a história de Elizabeth Keen chega ao fim junto à oitava temporada, apenas a dois epísódios de seu desfecho. O impacto da despedida dela e, claro, da de Boone, só saberemos quando a nona temporada estrear. Enquanto isso, que tal relembrarmos alguns dos momentos mais marcantes da jornada de amadurecimento dessa outrora agente do FBI, agora uma criminosa procurada? Confira abaixo, mas cuidado pois a lista contém spoilers:
O encontro com Raymond Reddington
Onde tudo começou. Uma jovem agente do FBI se torna a única ligação entre um supercriminoso trabalhando como informante e a lei. Ao mesmo tempo, inicia um caminho de autodescoberta que parte das manipulações e conflitos desenvolvidos por ele, levando-a resgatar sua verdadeira identidade como Masha Rostova, filha de uma espiã russa notória chamada Katarina. A trama principal das últimas oito temporadas de Lista Negra dá as caras em tons sutis já nesse primeiro encontro, informando muito do que aconteceria em oito anos.
A verdade sobre Tom Keen
Conforme passa a mergulhar nas conspirações ao redor de Reddington, Elizabeth encontra mais informações sobre ela mesma. Nesse caminho, parte de sua vida desmorona quando ela descobre que seu marido, Tom Keen (Ryan Eggold), é na verdade um agente enviado por Berlim para fiscalizá-la. Além de anular o casamento, ela o mantém prisioneiro por um bom tempo, em busca de mais informações. Nada que não possa ser remediado com uma emocionante redenção, episódios depois.
O resgate de memórias apagadas
Mais respostas do passado chegam a Elizabeth graças ao encontro com Luther Braxton (Ron Perlman), quando memórias que estavam bloqueadas sobre sua infância ressurgem por meio de uma extração ao estilo ficção científica. Só aí, Elizabeth se lembra plenamente da noite em que atirou contra seu pai para proteger sua mãe, bem como o incêndio que consumiu a casa da famíia. Se dando conta da importância dessas memórias há tanto esquecidas, ela evolui na trajetória de amadurecimento e reconhecimento da própria escuridão que move seu grande arco na série.
A falsa morte enquanto grávida
Em um arco que surgiu por conta da gravidez real de Megan Boone, esse momento de Lista Negra viu Elizabeth tentando fugir de Reddington para seguir uma vida normal com a sua família. Mesmo que tenha sido uma tentativa frustrada, deixou claro que a personagem estava cada vez mais centrada em fazer o que ela acreditava ser melhor para ela, antes de qualquer coisa.
A morte de pessoas queridas
As mortes de seu pai adotivo Sam Milhoan (William Sadler), da conselheira de Red de codinome Sr. Kaplan (Susan Blommaert) e do seu redimido amado Tom Keen, todas relacionadas de forma mais ou menos direta com Reddington, pavimentaram o caminho para que Elizabeth se desse conta da gravidade que o impacto do criminoso na sua vida teve, a colocando em rota direta de colisão com ele, independente da história que ambos construíram juntos ao longo da série.
A luta pela sobrevivência em "Ruin"
No nono episódio da quinta temporada de Lista Negra, uma Elizabeth enlutada pela morte de Tom precisa lutar para sobreviver, enquanto tenta deixar toda a conspiração envolvendo Reddington e o FBI para trás. É um momento em que ela se dá conta das coisas que poderá e das que não poderá deixar passar, caso queira em algum momento reencontrar a paz que um dia teve. Além disso, é uma passagem que mostra a evolução da força da personagem, bem como da sua agressividade.
A morte de Katarina pelas mãos de Reddington
Depois de muitas idas e vindas atrás da verdade sobre sua mãe, a espiã russa Katarina Rostova (Laila Robins), Elizabeth a reencontra e as duas, juntas, decidem buscar mais revelações sobre o passado. Ao cruzarem caminhos com Reddington, entretanto, o pior acontece: o criminoso mata Katarina, enquanto a filha assiste. O evento, para Liz, encerra as esperanças que ela tinha na bondade de Red, colocando-o como um inimigo na visão da ex-agente do FBI.
Caçando Reddington e 1ª na Lista Negra
Motivada por vingança pela morte de sua mãe, Liz cede aos seus impulsos mais sombrios e parte para um acerto de contas com Reddington, numa investida que conclui sua transição de agente do FBI para fora da lei e culmina em sua entrada no topo da Lista Negra, já na oitava temporada.