São famosos os casos de atores que filmam com o diretor Terrence Malick (O Novo Mundo, A Árvore da Vida) horas e horas de material, mas terminam escanteados ou totalmente removidos da versão final dos filmes. O mais célebre é o caso de Adrien Brody, que fora contratado como o ator principal de Além da Linha Vermelha mas, na montagem, perdeu o lugar de protagonista para Jim Caviezel.
To the Wonder, o novo filme do diretor, virou notícia antes da sua première no Festival de Veneza (prevista para o domingo) porque já se sabe que Rachel Weisz, Barry Pepper, Amanda Peet e Michael Sheen não estarão na versão final, embora tenham filmado participações. Todos os quatro tinham aparições pequenas, de qualquer forma.
Em entrevista ao jornal italiano La Stampa, Weisz diz que já suspeitava que seria cortada, mas fez o filme pela experiência de poder trabalhar com Malick. Com 112 minutos, To the Wonder é o filme mais curto do cineasta desde Cinzas no Paraíso, de 1978.
Estrelado por Ben Affleck, Javier Bardem, Rachel McAdams e Olga Kurylenko, o drama romântico foi rodado pelo diretor no final de 2010 (veja na galeria uma foto oficial e algumas de Kurylenko no set, durante um festival anual de cultura indígena no centro comunitário Bartlesville, cidade-natal de Malick) e depois passou por cenas adicionais em Paris no primeiro semestre de 2011. A sinopse:
"Depois de visitar o monte Saint-Michel - conhecido na França como 'A Maravilha' - no ponto alto de sua paixão, Marina (Kurylenko) e Neil (Affleck) vão morar em Oklahoma, onde problemas rapidamente aparecem. Marina se aproxima de um padre (Bardem), que também é um estrangeiro nos EUA e que luta com sua vocação, enquanto Neil renova seus laços com uma amiga de infância, Jane (McAdams). Uma exploração do amor em várias formas."
A trama do filme parece conter elementos autobiográficos; Malick morou na França nos anos 1980, onde se envolveu romanticamente, mas retornou para os Estados Unidos e acabou casando-se com uma namorada do tempo do colégio.
To the Wonder ainda passará por outros festivais - como o de Toronto, que acontecerá entre 6 e 16 de setembro na cidade canadense - antes de estrear no Brasil em 8 de fevereiro de 2013.