O Tudum, evento que reúne atrações da Netflix, retornou a São Paulo no último final de semana, contando com a presença de astros do streaming e, claro, ativações de algumas das produções preferidas dos assinantes. Após três anos sem formato presencial, uma medida necessária por causa da pandemia, tanto os fãs que já haviam participado anteriormente, como os novos visitantes compartilharam suas opiniões sobre o festival com o Omelete.
Beatriz Cristine (Esquerda) e Maria Eduarda (Direita)
Maria Eduarda, estudante de Jornalismo, disse que frequentou a outra edição física, em 2020, e que ficou surpresa com o tamanho do evento comparado ao anterior. "Está superando em questão de estrutura, deixou o outro ano no chinelo".
O que ela mais gostou dessa vez foi ter a oportunidade de ver os famosos de perto. "O de 2020 teve um palco que foi muito ruim a experiência, porque o acesso era difícil. Agora, ter um palco no meio, onde a gente consegue ver, independente do andar que estiver, foi a melhor mudança do Tudum."
Já Gabriel, estudante de Geografia, contou que também se surpreendeu com o tamanho do Tudum de 2023 e adorou a ativação de Heartstopper. "O quarto que fui está bem lindo. Está idêntico, é a minha série favorita e eu amei tirar foto".
- Tudum: 5 ativações que amamos na edição 2023
- Cena de abertura da 2ª temporada de Heartstopper é revelada; veja
Um dos destaques deste ano foi a Mini Coreia, uma área inspirada em diversos k-dramas para o público interagir. Nicole Paranhos, estudante de 16 anos, veio acompanhada da irmã mais velha, Natasha, e a tia Yasmin, que as influenciou a serem aficionadas. A estudante contou que gostou da nova edição, mas esperava que houvesse ativações maiores, como foi o de Uma Advogada Extraordinária. "Eu achava que precisava mais coisa, mas está muito legal e achei muito acessível, eles colocarem coisas de k-dramas."
Natasha Paranhos (Esquerda), Yasmin Paranhos (meio) e Nicole Paranhos (Direita)
Yasmin Paranhos, tia da jovem, gostou que o evento trouxe produções de outros lugares para os fãs. "Gostei de ter essa parte de k-drama, porque saiu um pouco daquele nicho europeu e dos Estados Unidos, e traz um pouco da cultura asiática. Acho que isso faz com que a gente tenha essa troca de conhecimento."
Questionados sobre o que mais deixou a desejar no evento, a resposta dos visitantes foi unânime: filas longas e vagas limitadas para o agendamento. "Acho que as filas poderiam estar mais organizadas, separar entre quem agendou e quem não agendou", disse Beatriz Cristiane, estudante de Jornalismo. "Mas isso ajuda poucos, pois quem não conseguiu agendar vai precisar ficar muito tempo."
Os agendamentos são feitos no site do Tudum, mas há vagas limitadas e o tempo de tolerância é de 10 minutos. Yasmin acredita ser pouco tempo, porque se as pessoas se atrasarem para as outras atrações, vira uma bola de neve. "Na [ativação] de Stranger Things, cheguei um minuto depois e não podia entrar. Então não adianta a gente agendar e a tolerância ser muito curta."
Com o Tudum encerrando, fica aquele gostinho de quero mais. Sobre o que esperar de uma nova edição, os fãs deixaram claro: querem mais Tudum. "Espero coisas grandiosas, novas séries, coisas diferentes e mais ativações para brincar, que nem foi em Round 6 e Stranger Things", disse Beatriz.
Já para a tia e sobrinhas, além de melhorarem a questão das filas, elas esperam que a Netflix traga mais k-dramas — e também traga Jisoo, do grupo BLACKPINK, que protagonizou Snowdrop.
Gabriel também está otimista com a próxima edição do Tudum. "Espero que seja maior e que eles organizam o evento de uma forma melhor nesse ponto do agendamento. Mas acredito que a Netflix sempre trabalha muito bem, então acredito que vai dar um jeito".
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.