O U2 fez um protesto contra o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, em uma publicação em sua conta oficial no Twitter. A foto, que mostra o baixista da banda, Adam Clayton, em um protesto de mudanças climáticas, foi divulgada com as hashtags #EleNão e #ForaSalles. Confira:
'We’re with you @GretaThunberg#ClimateStrike #schoolstrike4climate #motherearth #EleNão #forasalles pic.twitter.com/1PfAooHr4K
— U2 (@U2) September 20, 2019
A imagem declara apoio à jovem ativista sueca Greta Thunberg, que apresentou uma queixa na ONU contra as ações de diversos países, inclusive o Brasil, em torno de questões ambientais.
Nos comentários da publicação do U2, brasileiros se dividiram entre apoio e crítica ao pronunciamento da banda sobre a política brasileira.
A banda irlandesa, liderada por Bono Vox, é conhecida por se posicionar politicamente sobre diversas questões de sociais, econômicas e de direitos humanos. O último álbum da banda, Songs Of Experience, lançado em dezembro de 2017, toca em questões políticas atuais dos EUA - leia a crítica.