O cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira) estreia nesta semana seu novo filme, 360. O elenco mais uma vez é cheio de nomes conhecidos, como Jude Law, Rachel Weisz, Anthony Hopkins, Ben Foster e os brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré.
Na conversa, Meirelles conta como foi trabalhar com o russo Vladimir Vdovichenkov (o Wagner Moura da Rússia, segundo o cineasta), como entrou para o projeto, como uma única crítica pode repercutir e se repetir em vários lugares e também de histórias em quadrinhos (ele leu Kick Ass e está desenvolvendo uma HQ de Cidade de Deus).
360 fala de cruzamentos entre vários estratos sociais, com casais que mantêm relações sexuais dentro e fora de suas classes. A inspiração do roteirista Peter Morgan (Frost/Nixon, A Rainha) é a peça Ronda (Reigen), do dramaturgo austríaco Arthur Schnitzler, publicada em 1897. A controversa obra já virou filme algumas vezes; o mais famoso talvez seja o francês Conflitos de Amor (La Ronde), que Max Ophüls dirigiu em 1950.
A estreia no Brasil acontece nesta sexta, 17 de agosto.
Assista ao trailer