Filmes

Vídeo

Looper | Omelete Entrevista Joseph Gordon-Levitt

Ator compara Rian Johnson (diretor) com Cristopher Nolan e Steven Spielberg

27.09.2012, às 15H18.
Atualizada em 05.10.2017, ÀS 01H23

Diretamente de Hollywood, nosso correspondente, Steve Weintraub, conversou com Joseph Gordon-Levitt sobre seu filme mais recente, Looper. No bate-papo, ele contou qual foi sua reação ao ler o roteiro do filme, se há cenas deletadas de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises) e sobre seu próximo filme Don John's Addiction, que ele mesmo escreveu o roteiro, dirigiu e atuou.

Como você está hoje?

Joseph Gordon-Levitt: Bem, e você?

Eu estou excelente.

JGL: Bom te ver.

Quando... Bom te ver. Quando as pessoas encontram você em algum lugar comum, elas querem conversar sobre o final de "A Origem", fazê-lo canta "Make Them Laugh", ou falar sobre o final de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"?

JGL: Todas as opções. O que você acha disso?

Você já esteve envolvido em coisas grandiosas. E nós falamos sobre "Saturday Night Live". Tem alguma coisa que as pessoas sempre querem falar com você? Ou é...? Me entende?

JGL: Neste ponto, tem muita variedade. Fico lisonjeado pela pergunta, mas eu não sei se tem uma resposta específica.

Tudo bem. Vamos falar sobre porque eu estou aqui hoje. Parabéns por "Looper". Fantástico.

JGL: Obrigado.

Nós falamos sobre "Looper" nas últimas junkets. Tem sido um assunto... Falar sobre "Looper".

JGL: Bom, você está ansioso pelo filme a mais tempo que qualquer jornalista nestes lugares. É verdade. Mesmo antes... Eu acho que nas entrevistas sobre "50/50" você falou: "E eu estou ansioso por 'Looper'". Eu pensei: "Você está esperto."

Bom, nerds de filmes.

JGL: Sim, é bom. É bom.

Fale... Obviamente... você não recebe muitos roteiros bons, eu imagino. Que dizer, VOCÊ recebe roteiros bons. Mas eu imagino que não há muitos roteiros bons por aí.

JGL: É difícil achar um bom roteiro.

Certo. Quando lhe entregaram o roteiro de "Looper"... quando Rian o apresentou para você, qual foi a sua reação imediata? Porque é diferente de qualquer coisa.

JGL: Sim, eu fiquei simplesmente pasmo. Eu esperava que seria bom. Rian e eu somos muito amigos. Eu estava no primeiro filme dele, "A Ponta de um Crime". E continuamos amigos desde então. Nós filmamos em 2003, ou seja, está fazendo quase 10 anos agora. E não passou muito tempo... para ele começar a falar sobre uma ideia de viagem no tempo. Então, nós temos conversado sobre isso desde aquela época. E... quando eu finalmente recebi o roteiro, há uns três anos mais ou menos... as expectativas eram altas. Nem precisa dizer. Mas definitivamente deu certo. E eu fiquei simplesmente pasmo. Não só como um fã de ficção científica e viagem no tempo, a história em si, mas como um ator também. É um desafio único. Ter dois atores diferentes interpretando a versão mais jovem e a mais velha do mesmo cara. E eu sempre estou pronto para um desafio.

Fale um pouco sobre... Obviamente, todo projeto muda com o tempo.  Como este...? De quando você recebeu o roteiro, até o que as pessoas veem no cinema, quanto mudou ou não mudou?

JGL: Eu diria que é bem parecido. Certamente foi refinado, afinado e trabalhado. Mas... essencialmente é o mesmo. Rian é um diretor que... começa a produção com uma visão muito bem planejada. Ao mesmo tempo, ele fica aberto para espontaneidade e colaboração. E, neste sentido, ele é muito parecido com Christopher Nolan, e com Steven Spielberg, eu achei. Parecido com os bons diretores com quem eu trabalhei. Esta é uma qualidade que todos têm. Eles têm esse equilíbrio... entre terem feito a "lição de casa", mas de serem flexíveis o suficiente para mudar alguma coisa.

Eu tenho que terminar com você, mas eu tenho mais uma... Bom, mais duas perguntas rápidas.

JGL: Claro.

Número um: tem tido muitas... Eu não posso perguntar ao Christopher Nolan isso, então vou perguntar para você. Há muito rumores que existem 30 minutos, ou 40 minutos de cenas deletadas de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Você acha que isso é verdade? Porque, pessoalmente, eu não acho. Eu só estava pensando, porque você estava lá, você... Você me entende.

JGL: Não, eu não diria que isso é verdade. Todo filme tem um corte maior.

Claro.

JGL: E, depois, eles diminuem o filme. Mas eu acho que "cenas deletadas" significa que têm pedaços inteiros de cena faltando. Não é isso. É só que no processo de edição, as coisas diminuem.

Claro. E, bem rápido. Você dirigiu seu primeiro filme.

JGL: Sim, eu dirigi.

E eu estou muito empolgado para vê-lo. O que você pode falar sobre ele?

JGL: Que bom! Obrigado! O nome é "Don Jon's Addiction". Eu escrevi o roteiro, e dirigi. E eu atuo nele. E Scarlett Johansson atua também. Eu escrevi o papel para ela. E ela gostou o suficiente do roteiro para querer participar. Ela está fantástica nele. Julianne Moore também está participando. Ela também está fantástica nele. E... é uma comédia negra. Eu acho que você pode chamar disso. E estou muito orgulhoso dele. Estamos editando agora.

Então, Festival de Sundance?

JGL: Me pergunte depois.

Eu entendo. Não precisa dizer mais nada. Muito obrigado.

JGL: Claro.

Nos vemos em janeiro.

JGL: Obrigado.

Looper estreia nesta sexta, dia 28 de setembro, nos cinemas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.