Filmes

Vídeo

Resident Evil 5: Retribuição | Omelete Entrevista Paul W. S. Anderson

Diretor fala sobre a volta de vários personagens à franquia

12.09.2012, às 23H41.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H17

Diretamente de Hollywood, nosso correspondente, Steve Weintraub, conversou com Paul W. S. Anderson, diretor de Resident Evil 5: Retribuição (Resident Evil: Retribution), quinto filme da franquia. No bate-papo, ele falou sobre um corte alternativo para o DVD, o próximo filme da série e a volta de personagens para a história.

Como você está hoje?

Paul W. S. Anderson: Estou ótimo. Estou fazendo minha coisa preferida.

Falando sobre o filme.

PWSA: Sim.

Como eu disse antes: eu acho que este é o melhor "Resident Evil" até agora.

PWSA: Obrigado.

Você tem ouvido isso de outras pessoas? Porque há outros jornalistas que estão dizendo isso. Ou você...?

PWSA: Você é a segunda pessoa com quem eu converso. Então, a resposta até agora tem sido incrível.

Você tem 100% de elogios.

PWSA: Sim.

Então, a primeira pergunta é um pouco de brincadeira. Você que elabora o nome de uma palavra? É a Sony? Como fazem isso?

PWSA: Não, eu elaboro os títulos.

Quanto tempo levou para pensar em "Retribuição"?

PWSA: Muito tempo, está me zuando? Foi muito tempo, e… Na verdade, nós tínhamos um nome diferente para o filme, e depois Capcom disse: "Vamos usar este para um videogame. Não podemos usar esse". Eu falei: "Malditos!

Já pensaram em "Resident Evil: All Stars"?

PWSA: Isto foi, de brincadeira, o que achamos que deveria ser o nome do filme, depois. Porque temos a volta de muitos personagens. Mas... eu gosto da aliteração de "Retribuição". E também esse filme, eu acho, mais que os outros, significa negócios. Tem ação ininterrupta. Bom, você viu o filme. É bem intenso. Então, eu achei que "Retribuição" era um título apropriado para ele.

Estou realmente curioso sobre a escolha do elenco. Você tem a volta de muitos atores. Quando você estava escrevendo o roteiro, você sabia que todos iriam voltar? Você pode falar... como foi escrever versus quem iria voltar? Ou você escolheu o elenco e depois escreveu? Como isso aconteceu?

PWSA: Não, eu escrevi com a intenção que todos voltariam, o que, é claro, como um produtor de filme,  o coloca em uma posição muito vulnerável. Porque... você não escolheu o elenco ainda, e você não conversou com as pessoas sobre... Eles estão livres para voltar? Eles querem voltar? Será que eles te odeiam? Será que eles considerariam voltar? Mas, felizmente, todos estavam muito entusiasmados. Porque estaríamos ferrados se Michelle decidisse não voltar. Ou se Sienna não quisesse interpretar Jill Valentine novamente. Mas Michelle, em particular, ficou muito entusiasmada. Ela amou estar no primeiro filme. E nós a amamos. E eu me lembro... em um momento no primeiro filme, na cena em que a matamos. E... eu tive uma conversa com ela, atrás das câmeras, logo antes de filmarmos a cena em que ela morre. Ela tinha um buraco de bala na testa dela. E ela disse: "Sabe, Paul... Você vai se arrepender disso." E ela estava certa! Eu realmente me arrependi de tê-la matado, porque depois você via... Ela e Milla atuaram muito bem juntas. E... eu senti falta dela na franquia. Então, eu sempre estava procurando alguma maneira de trazê-la de volta.

Eu acho que me contou, em outra entrevista que tivemos, que este seria o "Resident Evil" mais longo. Mas, eu acho que o filme tem 1h30min, o que é parecido com os outros. Há muitas cenas deletadas?

PWSA: Eu acho que... só um pouco a mais. Eu acho que é 1h35min ou 1h36min, ou alguma coisa assim. Mas é o mesmo tempo que os outros filmes. Eu achei, porque iríamos tratar de tantos assuntos... Porque realmente é um filme épico e global, meu instinto falava que seria maior. Mas eu também queria fazer o mais intenso possível. Então, teve o período em que você começava com um longo...

Claro.

PWSA: …corte do diretor, mas depois fui diminuindo. E... Então, não é como se tivéssemos tirado muito do filme. Eu acho que simplesmente fizemos tudo muito intenso. Porque eu queria que fosse um filme de terror também. E eu acho... medo e intensidade... Eles se dissipam muito. Então... As duas coisas estavam um pouco conflituosas. Eu queria fazer um filme grandioso e épico e global. O que sugeriria um tempo maior, mas depois... eu acho... na intenção de fazer o mais intenso possível, o diminuiu um pouco.

Você, na verdade, conseguiu me passar uns sustos durante o filme. Então, eu te dou crédito nisso.

PWSA: Eu acho que tem os melhores sustos de toda a franquia. Eu acho só de ter Milla como uma esposa do subúrbio, em que ela não tem nenhum treinamento ou armas... faz as pessoas se identificarem com ela, e faz você sentir algo por ela. E eu acho que os melhores sustos estão nestas sequências.

Meu tempo está acabando, mas eu tenho que fazer mais duas perguntas. Uma: haverão muitas cenas deletadas no Blu-ray? Ou você não tem certeza?

PWSA: Eu estou trabalhando em um corte alternativo agora. Não que... Eu amo o corte deste filme. Mas... há um corte maior, que eu achei que não era apropriado para os cinemas, porque acaba dissipando a intensidade. Então, você poderá ver como será uma versão maior do filme. Tem mais cenas andando. Muito mais diálogos.

Eu não quero falar nenhum spoiler, mas o filme termina com um final aberto, como alguns dos outros filmes "Resident Evil". Quanto você já pensou sobre...? O que...? Ainda está planejando que o próximo seja o último? Ou... Me entende? O que você pode...

PWSA: Eu meio que... Eu sei qual será o próximo filme, se conseguirmos fazer outro filme. Mas, nós sempre nos focamos em fazer o filme que estamos fazendo agora o melhor possível, sem nos preocuparmos demais com o próximo. Porque se esse filme não funcionar, então, não teremos um próximo filme. Mas, quando eu voltei para fazer "Resident Evil 4: Recomeço", eu disse que, de preferência, eu gostaria que fosse o começo de uma nova trilogia. E seria, com certeza, algo que gostaria de ver até o final. Então, eu amaria fazer outro filme "Resident Evil". E... como você sabe, muitas pessoas morrem neste filme. E morrerão ainda mais no próximo filme. Porque, eu acho, que este que levará a franquia ao clímax para fechá-la.

Legal. Eu tenho que terminar, ou ele ficará muito bravo. Muito obrigado. Realmente agradeço.

Resident Evil 5: Retribuição estreia dia 14 de setembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.