Robert Kirkman, criador da HQ The Walking Dead, que inspirou a série de TV, respondeu a um fã no Twitter sobre a origem do apocalipse zumbi da história.
O autor disse ao fã que o surto de mortos-vivos na história foi causado por "esporos do espaço".
Space spore.
— Robert Kirkman (@RobertKirkman) January 22, 2020
"Hey, Robert Kirkman! Nós nunca tivemos uma resposta, nem no final da HQ, do que causou os zumbis?", perguntou o fã. Kirkman respondeu: "Esporos do espaço".
A explicação foi meio previsível e não deixou os fãs satisfeitos, mas até que é "realista": esporos são fungos que se propagam pelo ar, o que explicaria porque pessoas que morrem sem ser atacadas pelos zumbis retornam como mortos-vivos em The Walking Dead.
Kirkman nunca teve intenção de explicar o fenômeno dos zumbis em The Walking Dead. Em diversas ocasiões o autor apontou que a história não é sobre os mortos-vivos mas sobre pessoas sobrevivendo em um mundo devastado pelos zumbis.
Não é a primeira vez que Robert Kirkman associa The Walking Dead com invasores espaciais. Uma história não-canônica publicada após o final da HQ mostra Rick acordando do coma para lutar contra alienígenas ao lado de outros personagens da série. Na trama, Michonne explica que os aliens querem dizimar a humanidade para obter a água da Terra, que eles usam como moeda.
A 10ª temporada de The Walking Dead estreia em 23 de fevereiro. No Brasil, a série é transmitida pelo canal pago Fox, e também no serviço de streaming Fox App.