223ab019-1f00-4ee9-8e85-27f0aeff19f6

Divulgação

7 filmes contados fora de ordem cronológica

Por Caio Coletti

test image
A chegada de Desconhecidos (ou Strange Darling) nos cinemas brasileiros inspirou o Omelete a vasculhar nossas memórias e encontrar aqueles filmes que mexem com a nossa percepção do tempo - afinal, é sempre bacana montar um quebra-cabeça no cinema. Confira as indicações!

Divulgação

test image

Desconhecidos (2024)

Aqui, acompanhamos um encontro violento entre uma moça e um rapaz em seis capítulos embaralhados - e nada é o que parece no roteiro de JT Mollner, viu? Em cartaz nos cinemas brasileiros.

Divulgação

test image

Todo Tempo que Temos (2024)

No extremo oposto dos filmes de cronologia embaralhada, Todo Tempo Que Temos usa a estrutura para pular entre várias eras da relação de um casal apaixonado (Florence Pugh e Andrew Garfield). Para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.

Divulgação

Shimmer Lake (2017)

Esse bom suspense, que passou quase despercebido em seu lançamento, vai se desenrolando de trás pra frente durante uma semana, na qual um xerife investiga um roubo de banco que deu muito errado. Na Netflix.

Divulgação

Irreversível (2002)

Um dos filmes mais famosos da nossa lista, este thriller intenso do provocador francês Gaspar Noé começa com um ato chocante de violência sexual, e vai retrocedendo cena a cena para explicar como chegamos até lá. Somente mídia física.

Divulgação

Amnésia (2000)

Igualmente famoso é o longa que lançou a estrela de Christopher Nolan, no qual Guy Pearce é um pobre coitado que sofre de amnésia, e nós somos os pobres coitados que tentam acompanhar sua história contada de trás para frente. No Looke, MUBI, Oldflix, MGM+, Filmelier+, PlutoTV e NetMovies.

Divulgação

Doce de Menta (1999)

Antes de impressionar o mundo com o seu Em Chamas, o mestre coreano Lee Chang-dong fez este envolvente drama que começa com o suicídio do protagonista, e vai retrocendo para tentar “explicá-lo”. Somente mídia física.

Divulgação

Final Feliz (1967)

Este clássico da Tchecoslováquia (atual República Tcheca) talvez tenha sido o primeiro a usar a cronologia invertida - desta vez, para destrinchar as causas e consequências sombriamente cômicas de um assassinato. No Cultpix.

Divulgação

Saiba tudo sobre cultura pop no Omelete!

Divulgação