Música

Artigo

Aerosmith em São Paulo 2011

Refletores, guitarras distorcidas e muita chuva

31.10.2011, às 18H45.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H24

A chuva parecia ter dado trégua às 19h30 deste domingo, 30 de outubro. Na Arena Anhembi, o público se apinhava em frente ao palco para assistir ao show do Aerosmith, que se apresentou por aqui em 2010 e já voltou este ano, para a alegria dos fãs brasileiros.

aerosmith

None

aerosmith

None

Pouco antes da banda entrar no palco, a chuva voltou a cair mais densa. Começou então a soar a "Cavalgada das Valquírias", de Wagner, e Steven Tyler, vocalista e band leader, surgiu na plataforma em meio à plateia histérica, junto de Joe Perry, o performático guitarrista. Os músicos eram visões cheias de cores e luzes marcadas, deslizando pela chuva. Esta estética inicial deu o tom do resto do show, um desfile de hits, belos timbres de guitarras e vento (artificial e natural) nos cabelos .

O Aerosmith é conhecido do grande público por suas baladas lentas e a plateia cantava e berrava ensandecida junto com Tyler os versos e melodias de “Cryin’”, “Amazing”, “Livin On the Edge”, “Janie’s Got a Gun” e a trilha do filme Armageddon, “I Don’t Want to Miss a Thing”. Ainda assim, não faltaram também as canções mais aceleradas e de riffs poderosos, como “Draw the Line” (que abriu o show), “Same Old Song and Dance”, “Sweet Emotion”, entre outras.

O show tinha um roteiro polido como só bandas com anos de estrada têm a maturidade para levar. Tyler, com a sua incrível presença cênica, teve mais destaque, porém cada integrante pôde mostrar suas qualidades musicais (ou não). Primeiramente, a banda deixou claro à cada música que o Aerosmith tem DOIS guitarristas. Joe Perry e Brad Whitford alternaram todos os solos, entre Stratocasters, Telecasters e Les Pauls, e uma gama incrível de timbres que se tornaram icônicos para os fãs de rock n’ roll. Perry até cantou uma música com Tyler nos backing vocals.

O baixista Tom Hamilton, apesar de não demonstrar uma performance técnica tão apurada quanto a dos guitarristas, interagiu sorridente com a plateia durante a apresentação, destacando-se mais durante o começo de “Sweet Emotion”. O baterista Joey Kramer também mostrava carisma, mesmo com um curto solo de bateria, em que arrancou aplausos da galera e jogou suas baquetas para os fãs. No entanto, Kramer aparentou ser o menos estável tecnicamente, especialmente nas baladas, já lentas, que pareciam perder ainda mais o andamento. Talvez os integrantes estivessem cansados...

O ápice do show foi o bis, com “Dream On”, “Walk This Way” e “Love in the Elevator”. A banda ainda atendeu um pedido dos fãs e tocou o hit de 1987, “Angel”, para o delírio de todos. Tyler se despediu com a chuva rala batendo no rosto e dizendo “São Paulo, you’re beautiful!”.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.