HQ/Livros

Lista

As 9 maiores histórias do Exterminador da DC Comics

Em quase 40 anos Slade Wilson tem todo um histórico de traumas familiares e desvios mentais

02.09.2016, às 19H13.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H55

O Exterminador, confirmado como o vilão do próximo filme solo do Batman, não é só o mercenário mais eficiente do Universo DC como traz consigo um histórico de traumas familiares e desvios de caráter que podem torná-lo um personagem memorável no cinema. Na galeria abaixo, relembramos as principais histórias desses quase 40 anos de Slade Wilson.

A origem

Slade Wilson surgiu na HQ dos Novos Titãs como o pai vingativo de um mercenário, rival do grupo jovem, que morreu tentando eliminar os Titãs. O arco "Judas Contract" não só estabelece o Exterminador como um raro personagem mais velho e com filhos na DC dos anos 1980 como mostra o arsenal de vilanias de Slade, que antes de qualquer coisa transa com Terra, integrante dos Titãs plantada para trair o grupo.

Anti-herói

Em 1990, o Exterminador começou a mostrar uma faceta de anti-herói, com um código de honra próprio, quando é forçado a colaborar com os Novos Titãs (grupo de quem foi antagonista desde sua criação) nos arcos "Titan Plague" e "Titan Hunt" da HQ The New Titans. Slade Wilson se alia com os heróis porque seu segundo filho, Joseph Wilson, é o integrante Jericó dos Titãs, que por sua vez também tem seus momentos de insanidade e vilania em fases distintas.

Ciclo da vida

"Full Cycle", a primeira história da HQ solo de estreia do Exterminador, em 1991, amarrou os eventos da vida do personagem até então (um velho amigo de treinamento, Bill Walsh, revela ser o responsável pelas desgraças mais recentes na vida de Slade) e ofereceu mais informações sobre seu passado, como seu divórcio e sua relação problemática com a esposa Adeline, a mulher que tirou o olho de Slade com um tiro quando tentava matá-lo.

Inocente

Mesmo com uma HQ solo, Exterminador voltou a encontrar - e se aliar - com os Novos Titãs na história "The Hunted", de 1994, em que recebe a encomenda de matar o presidente dos EUA, não consegue, e termina falsamente incriminado pela morte de um senador. Cabe aos Titãs inocentar Exterminador. Essa história mostra o poder do fator de cura que Slade ganhou num experimento científico, porque ele é praticamente morto durante a caçada e ainda assim se regenera.

A morte de Adeline

A morte da ex-mulher de Slade Wilson, Adeline, foi narrada em "The Immortal Coil", história da HQ Titans em 2000. Num confronto com Vandal Savage, descobrimos que Adeline adquiriu parte dos poderes de regeneração de Exterminador, mas ela acaba morta numa decisão tomada por Safira - o que faz com que Slade rompa de vez suas relações com os Novos Titãs.

Devastadora

Além de terem dois filho homens, Slade Wilson e Adeline botaram no mundo Rose Wilson, que assumiria nos quadrinhos o codinome Devastadora. Em "A Kid's Game", história que abriu o terceiro volume da HQ Teen Titans em 2003, Slade tenta recrutar Rose usando um plano sinistro para convencê-la de ser um pai confiável. Os testes de Rose chegam ao limite em que ela corta o próprio olho para ficar caolha como Slade e provar seu valor.

Contra todos

Uma das maiores demonstrações de força de Exterminador nos quadrinhos aconteceu na terceira edição da saga Crise de Identidade, quando o vilão Doutor Luz contrata Slade como guarda-costas contra a Liga da Justiça. Todo o time de então - formado Homem-Elástico, Gavião Negro, Eléktron, Arqueiro Verde, Zatanna, Canário Negro, o Flash Wally West e o Lanterna Verde Kyle Rayner - leva uma surra do mercenário, que acaba derrotado no fim pelo Arqueiro (gerando uma longa rixa entre os dois).

Titãs do mal

Em 1999, depois de passar por mais revezes, como perder a aliança de sua filha Rose para o Asa Noturna, Exterminador junta jovens vilões, a maioria ex-integrantes dos Titãs, e forma o grupo Titãs da Costa Leste para tentar derrotar a superequipe adolescente. Mentalmente instável, Exterminador usa seus comandados para sequestrar alguns Titãs - incluindo seus próprios filhos.

Testamento

Durante a Crise Final, a HQ "Last Will and Testament" colocou Exterminador contra Geoforça, personagem que alimenta rancor contra Slade Wilson por ser o irmão de Terra, usada pelo Exterminador contra os Novos Titãs no começo dos anos 80. Num enfrentamento, que desperta os traumas adormecidos de Slade, ele vai parar no hospital e reavalia sua vida. O Exterminador decide recomeçar do zero e adota uma nova protegida, uma garota de rua metahumana que adota o codinome Poprocket.