Se Coringa bebeu na fonte de Martin Scorsese, The Batman pode mergulhar nas histórias de máfia popularizadas no cinema a partir da trilogia O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. A minissérie O Longo Dia das Bruxas, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, suposta inspiração para o longa de Matt Reeves, sequer esconde sua inspiração.
Na HQ, publicada entre 1996 e 1997, o mafioso Carmine Falcone aparece caracterizado como um Vito Corleone, com a rosa na mão e sempre dentro de seu escritório fechado a persianas. Até o começo da trama lembra Chefão: ambas partem de uma festa de casamento para começar a colocar no tabuleiro as peças do jogo das famílias mafiosas, as alianças e as potenciais traições.
O Longo Dia das Bruxas combina com inteligência a trama das intrigas de gângster, usada como pano de fundo, com a urgência da investigação policial pela identidade do misterioso assassino em série que está atacando em Gotham a cada feriado. Nesse cruzamento de gêneros - ambos associados ao cinema, tanto o filme de máfia quanto a caçada policial tipo whodunit - talvez a gente possa ver no cinema um Batman realmente detetivesco, envolvendo o espectador na sucessão de suspeitos e pistas falsas em direção à revelação final.
No OmeleTV acima, discutimos como O Longo Dia das Bruxas pode ser levado aos cinemas; confira.