Todos os 12 prêmios de atuação distribuídos na noite de hoje (19) no Emmy 2021 foram para atores brancos. A falta de diversidade entre os vencedores, notada pelo The Hollywood Reporter, vem após um ano positivo nas indicações - 44% dos atores lembrados pelos votantes do Emmy eram não-brancos, um recorde, mas isso não se traduziu em premiações.
Na semana passada, durante a premiação técnica do Creative Arts Emmys, três atores negros receberam estatuetas nas categorias secundárias de melhor ator/atriz convidado: Courtney B. Vance (Lovecraft Country), Dave Chappelle e Maya Rudolph (ambos pelo Saturday Night Live).
- Os números do Emmy 2021: confira o ranking dos maiores vencedores
- As surpresas e os esnobados do Emmy 2021
- Netflix domina Emmy 2021 e vence categorias principais pela primeira vez
O THR também notou que, mesmo fora das categorias de atuação, a cerimônia principal do Emmy 2021 não teve muitos vencedores não-brancos: RuPaul levou melhor reality de competição por Drag Race (se tornando a pessoa negra mais premiada da história do Emmy), Michaela Coel recebeu o troféu de roteiro em minissérie por I May Destroy You, e Debbie Allen foi homenageada com o Governors Award.
Na abertura da cerimônia, o apresentador Cedric the Entertainer até fez piada com a dificuldade que atores não-brancos enfrentam em premiações: "A boa notícia é que temos muitas pessoas negras indicadas nesta noite. Como o meu amigo Anthony Anderson... Esta a 11ª indicação dele, mas hoje Anthony concorre contra Michael Douglas e Ted Lasso. Boa sorte, parceiro, mas preciso dizer: parece que ainda é difícil aqui para a gente".
Além de Anderson, outros atores não-brancos indicados ao Emmy 2021 que acabaram saindo de mãos abanando da premiação foram Mj Rodriguez e Billy Porter (Pose), Kenan Thompson (Kenan e Saturday Night Live), Rosie Perez (The Flight Attendant), Bowen Yang (Saturday Night Live), Cynthia Erivo (Genius: Aretha), Lin-Manuel Miranda e o elenco de Hamilton, e a própria Michaela Coel.