Filmes

Vídeo

A Invenção de Hugo Cabret | Omelete Entrevista Asa Butterfield

Ator que interpreta Hugo Cabret fala sobre trabalhar com Scorsese, pegadinhas no set e videogame

15.02.2012, às 18H51.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H16

Finalmente chega aos cinema nesta sexta-feira, 17, o primeiro filme 3D de Martin Scorsese: A Invenção de Hugo Cabret. O diretor adaptou a obra de Brian Selznick, que presta uma homenagem ao cinema e sua mágica através das aventuras de Hugo Cabret (Asa Butterfield), menino orfão que tenta resolver um mistério deixado por seu pai (Jude Law).

Steve Weintraub, correspondente do Omelete em Los Angeles, teve a oportunidade de entrevistar o elenco para a divulgação do filme. Fechamos com o ator Asa Butterfield (O Menino do Pijama Listrado), que deu vida ao personagem Hugo Cabret. Ele falou sobre videogames, trabalhar com Scorsese e câmeras 3D, pegadinhas no set de filmagem e seu próximo projeto, O Jogo do Exterminador (Ender's Game). A entrevista foi feita no final do ano passado, quando a participação de Asa no filme, que conta com Harrison Ford e Ben Kingsley no elenco e tem direção de Gavin Hood (X-Men Origins: Wolverine), ainda não tinha sido confirmada.

Como você está hoje?

Estou muito bem.

Já te perguntaram muitas vezes as mesmas coisas então estou orgulhoso de poder mudar um pouco. Qual foi o último videogame que você jogou?

Battlefield 3.

No PS3 ou Xbox?

PS3.

Você joga online?

É.

Com o seu nome ou você é anônimo?

Anônimo.

Muitas pessoas fazem pegadinhas no set. Você já fez parte de alguma? Você já pegou Martin ou tinha medo?

Eu fiz pegadinhas mas nunca com o Martin.

Você fez pegadinhas pesadas ou coisas mais leves?

Tem uma famosa no set onde você pega uma garrafa de água, faz um pequeno buraco embaixo e cobre com o dedo. Quando você estiver falando com alguém você solta e vai espirrar água na calça da pessoa. Parece que a pessoa fez xixi na calça.

É boa. Passando para seu papel no filme. Fale um pouco sobre conseguir este papel. E também sobre trabalhar com uma lenda como Martin Scorsese ainda tão novo.

É, fazer tudo isso foi incrível. Trabalhar com o Martin foi uma experiência totalmente nova para mim. Ele é um diretor de renome. E ele é muito perfeccionista, tudo que ele faz é muito perfeito. Ele trouxe todos seus anos de experiência em cinema para Hugo e quando você assiste está incrível.

Como foi trabalhar com as câmeras 3D?

Não foi diferente do que trabalhar com câmeras 2D. É mais uma preocupação do diretor e da equipe de efeitos visuais.

Uma coisa muito incrível no filme são os sets. Queria que você falasse sobre trabalhar naqueles ambientes.

Trabalhar nos sets foi incrível. Dante Ferretti desenhou eles espetacularmente. Ao invés de fazer um set eles abriram os portões e fizeram dois sets. Trabalhar desse jeito é ótimo porque você não tem que olhar para uma tela verde e imaginar que tem algo lá. Você olha em volta e vê que tudo está lá, muito sólido. E isso muda completamente o seu jeito de atuar.

Estão falando sobre você fazer O Jogo do Exterminador. Estou vendo o sorriso no seu rosto. Fale um pouco sobre isso. Você fez testes para o filme?

Sim, eu fiz um teste para o filme. Mas nada foi confirmado ainda.

Sei que tenho que encerrar mas... O que te chama a atenção neste filme em particular?

Eu amo ficção-científica. Adoro ficção-científica retrô e todas estas coisas. Eu li o livro e amei.

Legal. Tenho que encerrar. Muito obrigado pelo seu tempo.


Hugo Cabret é a adaptação 3D de Martin Scorsese para o livro que acompanha Hugo (Butterfield), um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério.

O elenco tem Chloë Moretz, Jude Law, Ray Winstone, Christopher Lee, Helen McCrory, Frances de la Tour, Richard Griffiths, Michael Stuhlbarg e Emily Mortimer.

A adaptação foi roteirizada por John Logan (O Aviador). A estreia acontece 17 de fevereiro no Brasil.