Guillermo del Toro falou sobre sua principal inspiração para a criatura de A Forma da Água. O cineasta explicou que era fascinado por O Monstro da Lagoa Negra, clássico da Universal de 1954, e sonhava em fazer um filme com um final feliz nesse estilo desde que tinha sete anos(Via THR).
“A criatura tinha o design mais bonito que já vi, e quando vi ele nadando embaixo da [atriz] Julie Adams eu amei os dois. Eu senti quase um desejo existencial para eles terminarem juntos. Claro, que isso não aconteceu”, afirmou.
O diretor explica que tentou refilmar o longa quando estava com 30 ano, mas ele nunca conseguiu a permissão do estúdio. “Eu fui para Universal e disse, ‘podemos fazer o filme do ponto de vista da criatura?’ Eles não gostaram da ideia. Eu disse, ‘acho que eles deveriam terminar juntos’. Eles não gostaram nada”, completou.
A história tem o foco em Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora muda que trabalha em um laboratório onde um homem meio anfíbio (Doug Jones) é mantido em cativeiro. Quando ela acaba se apaixonando pela criatura, começa a fazer um plano para ajudá-lo a escapar com a ajuda de seu vizinho (Richard Jenkins). O mundo fora do laboratório, no entanto, pode se provar mais perigoso para o homem anfíbio do que Elisa poderia imaginar.
Estrelado por Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Michael Stuhlbarg, Nick Searcey e Octavia Spencer, as gravações foram realizadas em agosto do ano passado em Toronto, no Canadá. A estreia no Brasil está marcada para 11 de janeiro de 2018.