[Cuidado com spoilers de Convenção das Bruxas]
A nova versão de Convenção das Bruxas sofreu críticas pela forma como representou a ectrodactilia, quando há ausência de um ou mais dedos centrais nas mãos ou nos pés. No filme, a bruxa interpretada por Anne Hathaway mostra mãos com três dedos similares a de pessoas afetadas pela condição, indicando que essa é uma das formas de descobrir a identidade de uma bruxa.
O perfil oficial das Paraolimpíadas usou o Twitter para republicar uma postagem da nadadora Amy Marren que não apenas critica o novo filme, como ainda traz um fragmento do livro de Roald Dahl em que a produção se baseia. Segundo a imagem, Bruxas têm garras muito semelhantes a mãos comuns, o que torna a nova versão ainda mais injustificável. Confira abaixo:
Ao Deadline, um representante da Warner afirmou estar arrependido por qualquer ofensa causada e “profundamente triste ao saber que a descrição de personagens fictícios de Convenção das Bruxas poderia ofender pessoas com deficiência”. A justificativa do estúdio, é que os designers da nova versão quiseram dar garras de gato, conforme a desctição do livro. “A intenção nunca foi que a audiência sentisse que as criaturas fantásticas e não-humanas serviam para representá-la”.
O novo Convenção das Bruxas foi lançado diretamente em streaming nos EUA, na plataforma HBO Max, em 22 de outubro. Com Anne Hathaway, Octavia Spencer e Chris Rock, o novo filme foi dirigido, escrito e produzido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro; Forrest Gump). Jack Rapke, Alfonso Cuaron e Guillermo del Toro também são produtores. Anteriormente foi dito que a nova trama será mais fiel ao romance de Roald Dahl, já que o filme de 1990 é considerado apenas uma inspiração. Stanley Tucci e Kristin Chenoweth também estrelam.
Convenção das Bruxas chega ao Brasil em 19 de novembro.