Não são muitas as vezes em que uma música se torna memorável o bastante para a identificarmos escutando apenas suas primeiras notas. E escutar as primeiras notas de uma melodia e identificar, imediatamente, o compositor responsável? É ainda mais raro.
Esse é, e sempre será, o efeito de John Williams nas pessoas.
A Música de John Williams, o novo documentário do Disney+, é dirigido por Laurent Bouzereau e produzido pelo amigo e colaborador de longa data do compositor, Steven Spielberg, e revisita as maiores trilhas sonoras compostas por Williams - além de mostrar sua trajetória: desde o jovem que tocava piano, até o vencedor de vários Oscar.
Não precisamos dizer, mas não custa lembrar: John Williams é responsável por algumas das maiores trilhas sonoras do cinema, como Superman - O Filme, Indiana Jones, E.T - O Extraterrestre, Jurassic Park, A Lista de Schindler e Harry Potter. Esses exemplos já deixam evidente a versatilidade do maestro, mas assim como é citado no documentário, a surpresa vem quando paramos para pensar que em seu currículo junto das vinhetas inesquecíveis de coisas como Star Wars, está, por exemplo, trilha sonora original de Ilha dos Birutas.
O efeito do sucesso de Star Wars é um dos focos do filme, que mostra como o cotidiano do compositor mudou de maneira irreversível depois do lançamento do filme. Citar os hits, contudo, não é tudo. Intimista, o documentário mostra momentos pessoais da vida de Williams, como a perda precoce de sua mulher aos 41 anos, por conta de um aneurisma.
A relação profissional e pessoal desenvolvida por Steven Spielberg e John Williams também é destaque, e vira o caminho para mostrar como a música é essencial para a criação de um filme, e como o dom único do maestro para relacionar imagens e notas a fim de criar uma conexão com a audiência se mostra uma forma de arte pura. Afinal, o que seria de Star Wars sem a sua trilha sonora épica, e quão menor seria o medo causado em de Tubarão sem suas notas inesquecíveis? Onde estaria a magia de Harry Potter sem sua música, ou a emoção de Indiana Jones enquanto cantarolamos seu tema principal?
Se você não consegue imaginar isso, não se preocupe. Um dos melhores momentos de Música de John Williams é mostrar como seriam as cenas destes filmes sem as composições. Nestes trechos, sentimos, na prática, a diferença que elas fazem.
Williams já é um nome consagrado por si só, mas o documentário consegue o tornar uma figura ainda mais admirável ao nos lembrar que, apesar dos inúmeros nomes de peso na composição de trilhas originais, a maioria destes se vale dos avanços tecnológicos para compor suas músicas. Enquanto isso, Williams nunca deixou de priorizar a orquestra, dando valor a cada um dos músicos e sendo fiel à ideia de não utilizar nenhum meio eletrônico.
Com depoimentos de Chris Columbus (Harry Potter), George Lucas (Star Wars), Chris Martin (vocalista do Coldplay), e muitos outros do meio musical e cinematográfico, A Música de John Williams é uma homenagem emocionante que nos permite revisitar os melhores filmes do século através de nossos ouvidos, além de servir como um eterno agradecimento a um dos grandes responsável por eternizar essas histórias.
A Música de John Williams estreia dia 1 de novembro no Disney+.