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Aferim! | Crítica

Filme da Romênia concorrente ao Oscar discute ética e autoridade em tom de comédia quixotesca

22.10.2015, às 10H21.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H42

Uma constante no cinema romeno que neste século tem batido ponto em festivais, seja nas comédias ou nos dramas, é a contestação da autoridade. Não se esperaria menos de um país que deixou de ser controlada pela União Soviética com o fim da Guerra Fria: no cinema romeno, o Estado - e principalmente o seu representante mais imediatos no dia a dia das pessoas, a polícia - inspira suspeita, desprezo, escárnio, às vezes piedade.

Curta-metragista premiado e assistente de direção de um marco desse cinema romeno contemporâneo, A Morte do Sr. Lazarescu (2005), Radu Jude faz com Aferim! (2015), seu terceiro longa, uma viagem no tempo para associar os dilemas éticos da autoridade não com o regime comunista mas com um período bem anterior da história da Romênia: quando o país era dominado pelo Império Otomano, no século 19. "Aferim!" é uma expressão turco-otomana que significa "bravo!", e no filme é usada com ironia para comentar as atitudes de um policial, incumbido de caçar um cigano fugitivo, que com a missão acredita estar fazendo o Bem.

Aferim! assume o formato de um filme de travessia com um tom meio quixotesco, na medida em que o policial, Constandin - acompanhado de seu filho, seu "Sancho", que ele está treinando para ser policial também -, passa a história toda repetindo para si seus valores, em forma de provérbios, como se precisasse se convencer o tempo inteiro da validade do seu ofício. Que Constandin viva repetindo também os xingamentos mais absurdos contra ciganos, turcos, judeus (que a tradução das legendas se esforça para preservar) adiciona a verve cômica pela qual o cinema romeno é conhecido.

Não só a fotografia em preto-e-branco mas também alguns momentos lúdicos - especialmente na hora em que o filho brinca de espada sobre um tronco na floresta, sonhando com altas aventuras de cavalaria - embarcam no discurso autoimportante de Constandin (ainda que o filme não esqueça, em nenhum momento, como é ridícula a cruzada do policial) para melhor desfazê-la no final, com o típico final romeno do véu que cai (com uma paulada). Não convém explicar aqui o que acontece, mas é um desfecho que desmancha a caricatura da fantasia medieval e se conecta com a outra face do cinema romeno contemporâneo: a do realismo, da crueza, do lamento.

Vencedor do Urso de Prata de melhor diretor no Festival de Berlim, e indicado da Romênia a tentar uma vaga no Oscar 2016 de filme estrangeiro, Aferim! é mais um filme romeno cativante que problematiza a função social da lei. Aqui, especificamente, também discute com veemência a tradição do castigo na formação cristã do pais, sem deixar de fazer cinema: o último plano é banhado de contraluz, e os personagens caminham em direção a uma montanha que parece cenário pintado, para nos lembrar de que estamos apenas diante de um filme, e apesar do desencanto, essa boa ilusão ainda nos resta.

Nota do Crítico
Ótimo