Filmes

Crítica

Crítica: Confusões em Família

Comédia independente fala sobre meias-verdades e mentiras

28.01.2010, às 18H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H57

Omitir é mentir? Para Vince Rizzo (Andy Garcia) isso já não importa mais. Um fato do seu passado que ele nunca conseguiu trazer à pauta nos jantares de família aparece na sua frente e agora ele tem de lidar com isso. Em um dos seus dias como guarda penitenciário, ele reconhece o sobrenome de um dos detentos prestes a ser liberado. Tony Nardella (Steven Strait) é um filho que ele teve quando era jovem, há 20 anos, e abandonou. Com a consciência pesada, decide levar o jovem para casa, mas nunca acha a hora certa para contar a ele ou à sua família a verdade por trás daquele "hóspede" que entra em suas vidas.

Confusões em Família

A sinopse acima pode indicar um drama, mas Confusões em Família (City Island, 2009), como o genérico título nacional deixa bem claro é uma comédia. Comédia independente e com tons dramáticos, é verdade, mas ainda sim uma comédia. Andy Garcia parece à vontade no papel do típico filho de imigrantes italianos que foi para o novo continente e ficou. Ali onde nasceu e foi criado, na suburbana City Island do título original, ele conhece todo mundo e sabe o que esperar da vida.

Ao atravessar o rio e entrar na ilha de Manhattan ele vive, assim como muita gente, o sonho. O seu é se tornar um ator. E para isso ele faz um curso de atuação. Fã de Marlon Brando, ele esconde da família essa sua ambição, dizendo que vai jogar pôquer com os amigos. Sua esposa (Julianna Margulies) acha que as noites fora de casa envolvem amantes e planeja dar um basta à situação. A filha mais velha do casal (Dominik García-Lorido) foi expulsa da faculdade e agora vive secretamente do dinheiro que ganha em shows de strip-tease. O caçula (Ezra Miller) passa horas online alimentando seu fetiche: BBW (Big Beautiful Women).

Fora tudo isso, todos têm um segredo em comum: fumam escondidos uns dos outros.

Não demora muito tempo para Tony perceber o que está acontecendo na casa dos Rizzo e tentar endireitar uma coisa ou outra, sem se intrometer muito. Afinal, nem ele sabe o que está fazendo ali.

Confusões em família é uma grata surpresa que consegue arrancar singelos, porém sinceros, sorrisos. Sem pretensões maiores do que essa, o filme vai também dá leves lições de moral sobre verdades e mentiras. Não vou mentir: até dá para se divertir.

Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Bom