Que Cameron Crowe (Quase Famosos, Jerry Maguire) é um diretor de talento, ninguém duvida. Do poder de Tom Cruise (ator em Missão: Impossível e produtor de Os Outros), então, nem se fala. E a beleza de Cameron Diaz (As Panteras, Quem vai ficar com Mary?) é tão inquestionável quanto a necessidade da mídia americana em fazer de Penélope Cruz (Tudo sobre minha mãe, O Capitão Corelli) a nova queridinha da América. Somando tudo isso a participações bem especiais de Jason Lee (dos filmes de Kevin Smith) e Kurt Russel (Fuga de Nova York) e uma trilha sonora repleta de rock ´n roll de qualidade, você descobre o que esperar de Vanilla Sky.
Vanilla Sky
Vanilla Sky
Porém, se você é um dos "ratos de locadora/cinéfilo atento" que viu Preso na Escuridão (Abre los Ojos, 1997), vai saber que tudo o que foi dito acima não passa de "perfumaria" para a história contada pelo espanhol Alejandro Amenábar (Os Outros - The Others, 2001). A Cruise/Wagner Productions, empresa de Tom Cruise e da produtora Paula Wagner, entendeu este potencial, comprou os direitos de refilmagem e levou ao pé da letra o contrato firmado.
Comparando as duas obras, é visível que Crowe usou a pequena fama internacional do filme até então (não mais do que US$ 400 mil em cinemas americanos), para refazer seqüências inteiras - com falas e posicionamentos de câmeras - idênticas ao seu original. O aterrador início, quando David Aames (Cruise) entra numa agonizante Times Square completamente deserta, foi rodado nas ruas de Madrid quatro anos antes, e por aí vai.
As diferenças de local e situação são insignificantes. Em Vanilla Sky, Aames é um playboy herdeiro de um conglomerado de mídia de Nova York. Em Preso na Escuridão, o riquinho é César (Eduardo Noriega - A Espinha do Diabo), um órfão dono de uma cadeia de restaurantes espanhóis. Sofia, interpretada duas vezes por Cruz, é a paixão fulminante que vai mudar a vida do jovem empresário. Ela passa de atriz no original para dançarina na nova versão. Julie Gianni (Diaz), a louca que joga o carro em direção à morte (aparentemente) certa é loira, enquanto Nuria (Najwa Nimri) é morena. Este jogo dos 7 erros é divertido, mas só prova que a grande diferença agora está nos números. O orçamento é maior, os astros têm salários mais altos, mais gente vai ver e, com isso, o faturamento sobe junto. Só assim para entender porque fazer tudo tão igual.
Semelhanças e diferenças à parte, ambos os filmes merecem ser vistos mais que uma vez. Só assim para conseguir juntar as peças dos quebra-cabeças que se tornam as vidas de César e David depois que perdem seu belo rosto e, conseqüentemente, seu auto-controle e estima.