Jharrel Jerome e Jennifer Lopez no pôster de Imparável (Divulgação/Prime Video)

Filmes

Crítica

Jharrel Jerome emociona em história real de superação em Imparável

Filme conta a história de Anthony Robles, que foi campeão de luta livre tendo apenas uma perna

15.01.2025, às 20H00.

Imparável talvez tenha um desafio maior para se conectar ao público brasileiro do que com o público norte-americano. Afinal, a história real de Anthony Robles, que se tornou campeão de luta livre tendo apenas uma perna, não é tão conhecida para o grande público daqui. Felizmente, o filme do Prime Video entrega um drama esportivo de superação bom o suficiente para que a história emocione, mesmo que você não saiba o contexto real com antecedência.

No longa — que marca a estreia do editor vencedor de Oscar William Goldenberg na direção —, acompanhamos os primeiros anos da carreira de Anthony (Jharrel Jerome), quando ele estava saindo da escola e buscando uma faculdade com prestígio na luta livre que confiasse e valorizasse ele o suficiente como atleta para conceder uma bolsa de estudos.

A partir daí é o clássico: ele, claro, precisa se esforçar em dobro nos treinos para se igualar aos colegas, enquanto ainda lida com adversidades emocionais em casa. O pai é extremamente rigoroso e a questão financeira também é um empecilho, especialmente com outros quatro irmãos.

Em uma decisão correta, cada obstáculo da vida de Anthony é exposto aos poucos pelo roteiro de Eric Champnella, Alex Harris e John Hindman para que não fique exagerado. Mais que isso, é o foco nas relações pessoais positivas na vida do atleta que faz com que o filme de fato cative e se conecte com o público.

Aqui, vale ressaltar a relação de Anthony com o treinador da universidade Shawn Charles, vivido por Don Cheadle, que sabe entregar um bom equilíbrio entre apoio e dureza. Jharrel Jerome sabe trazer a inocência de um pupilo, com a teimosia de um atleta que quer vencer; e traz uma química inegável com o tutor.

Mas provavelmente é na dinâmica de Anthony com a mãe em que o filme mais se sustenta. Jennifer Lopez traz uma resiliência para a matriarca Judy, que apoia os filhos e cuida da casa, enquanto vive um relacionamento abusivo com o próprio marido, Rick (Bobby Cannavale). Ela tenta esconder os problemas da família, mas Anthony entende e é um acerto de Goldenberg colocá-la quase como protagonista junto do filho.

Imparável não consegue fugir de uma sequência previsível de eventos, mas sabe se aproveitar da superação de Anthony para dar emoção, e de lutas bem coreografadas para construir a tensão e ritmo do longa. O resultado é um drama comovente que faz o público torcer pelo protagonista por muito mais do que apenas a “falta” de uma perna.

Nota do Crítico
Bom