Mundo Cão traça a vida de duas adolescentes que entram na idade adulta: a protagonista Enid, interpretada magistralmente por Thora Birch – de Beleza Americana, no qual desempenhava papel bastante similar –, que se recusa a abandonar sua postura anticonformista; e sua melhor amiga, Rebecca (Scarlett Johansson), que logo se adapta às responsabilidades adultas, afastando-se da colega. Em meio a isso, ambas conhecem uma série de personagens estranhas, principalmente Seymour – Steve Buscemi, em um dos melhores trabalhos de sua carreira –, um esquisito homem de meia-idade aficionado por discos antigos, com quem Enid logo desenvolve um bizarro relacionamento.
Com um roteiro que mistura comédia e drama em doses exatas, personagens memoráveis, brilhantes atuações de quase todo o elenco e com muitas referências culturais (e contra-culturais), Mundo Cão é um excelente filme “alternativo”. Embora meio fora do gosto do grande público, ele é uma obra recompensadora para os que apreciam este gênero de cinema.
Embora tendo sido exibido em festivais de cinema, tudo leva a crer que o filme não será lançado no Brasil, mesmo em circuito restrito. É uma pena. A obra foi um razoável sucesso nos Estados Unidos e será lançado em DVD (com diversas cenas extras) por lá em fevereiro. Resta esperar que tenha o mesmo destino por aqui.
MUNDO CÃO (GHOST WORLD)
Capitol Films/MGM – longa-metragem
111 minutos – Cor – 2001
Dois ovos e uma gema para o grande público.
Quatro ovos e uma clara para apreciadores de cinema (ou HQ) independente.