Apple TV+/Divulgação

Filmes

Crítica

Química entre Matt Damon e Casey Affleck funciona novamente em Os Provocadores

Filme do AppleTV+ tem humor e ação em menos de 90 minutos

15.08.2024, às 18H46.

O Gordo e o Magro. Sherlock Holmes e Watson. Terence Hill e Bud Spencer... a lista de parceiros que se complementam e, por isso mesmo, são quase impossíveis de desassociar um do outro é enorme. No cinema, os filmes que envolvem personagens inicialmente incompatíveis em uma aventura é chamado de buddy movie. Nos anos 1980, vimos o gênero prosperar em 48 Horas (1982), Máquina Mortífera (1987), Antes Só do que Mal Acompanhado (1987), Tango & Cash (1989)... Outra coisa maravilhosa destes clássicos oitentistas: sua duração variava entre os 90 a 110 minutos, o que fazia o público de uma sala de cinema se renovar a cada duas horas. 

Os Provocadores (The Instigators, 2024) consegue acertar em cheio nestes dois quesitos. Estrelada por Matt Damon e Casey Affleck nos papéis de dois homens envolvidos "sem querer" em um assalto ao prefeito de Boston (Ron Perlman), a comédia de ação tem perseguições em alta velocidade, tiros, situações bastante inusitadas e diverte sem fazer muito esforço. Méritos ao diretor Doug Liman, aos protagonistas e ao roteiro de Chuck MacLean e Casey Affleck. 

Os Provocadores é o segundo longa de ficção da produtora Artists Equity, empresa fundada por Ben Affleck e Matt Damon, e que busca uma forma diferente de fazer filmes, compartilhando entre as equipes orçamentos e dividendos. A ideia deles é que ao fazer com que todas as pessoas envolvidas sejam "donas" do projeto; elas vão trabalhar para economizar cada centavo possível na hora de fazer o filme, para que ele volte com juros para o seu bolso depois. 

A estreia da companhia foi com Air: A História Por Trás do Logo (Air, 2023), que teve um orçamento estimado entre 70 e 90 milhões de dólares e acumulou 90 milhões nas bilheterias do cinema. Insuficiente para dar lucro, se ele não fosse um filme comprado pela Amazon para ser exclusivo do seu streaming e que "ganhou" um lançamento nos cinemas depois que os elogios ao resultado final se acumulavam. Assim, o que seria "custo de marketing", acabou, sim, trazendo lucro para a Amazon Studios

Casa nova

Embora não chegue aos cinemas como seu antecessor, Os Provocadores também recebeu sinal verde dentro de um serviço de streaming. Neste caso, o Apple TV+, que disponibiliza o filme com exclusividade desde o dia 8 de agosto. E por mais repetitivo que possa soar, é uma pena que o serviço da maçã não tenha o mesmo alcance que alguns de seus competidores. Seu catálogo tem projetos que chamaram a atenção da crítica, mas ainda não chegaram ao grande público. A exceção talvez seja Ted Lasso. E, talvez, The Morning Show

Mas quem se aventurar no Apple TV+ certamente vai se divertir com Os Provocadores. Rory (Damon) é um ex-militar em crise. Ele precisa arranjar pouco mais de 30 mil dólares para conseguir voltar a ver seu filho. A promessa de dinheiro fácil vem de um assalto ao prefeito da cidade, que estará com os cofres cheios das doações da campanha. Para acompanhá-lo no roubo, estará Cobby (Affleck), que acabou de sair da cadeia. Plano simples e rápido. Mas não existe dinheiro fácil. 

Na comédia de erros, a dinâmica dos dois amigos funciona muito bem. Cobby passa o filme tentando tirar alguma emoção de Rory, que só quer acabar logo com tudo. Saúde mental, corrupção, paternidade e culpa estão no subtexto e podem fazer pensar. Mas quem quiser só se divertir por 90 minutos, vai conseguir.

Nota do Crítico
Ótimo