A única explicação para tanto dinheiro é o carisma do ator, pois o filme não é tão bom assim. Seu roteiro é péssimo, cheio de clichês, piadas sem graça e de mau gosto. Apelando para o pastelão, "Os Klump" não consegue chegar aos pés de "Quem vai ficar com Mary" ou "Débi e Lóide". Não pense em levar crianças para ver o filme, pois o sexo é usado constantemente, olocando até os pais mais liberais em situações bem incômodas.
O Professor Sherman Klump continua a sua brilhante carreira de geneticista. Sua vida não poderia estar num melhor momento. Ele acaba de descobrir a "fórmula da juventude", que vai lhe render dinheiro suficiente para se casar com Denise (papel de estréia de Janet Jackson numa grande produção), sua colega de profissão. Seu único problema está dentro de si mesmo e se chama Buddy Love (a única face de Murphy sem maquiagem no filme). Buddy funciona como o pequeno diabinho na mente de Sherman.
Com medo de que o seu lado maquiavélico consiga vencer, o professor resolve usar seu próprio corpo em uma experiência que eliminará este "gene diabólico" de seu corpo. Numa seqüência que peca pela obviedade, a experiência acaba criando um corpo para Buddy Love, que vai cuidar para que a vida de Sherman se torne um pesadelo.
Se você conseguir aguentar até o final do filme, não perca as cenas que são mostradas junto com os créditos. Ali são mostrados trechos da gravação, no melhor estilo Video Show.