O Festival de Veneza confirmou hoje que o filme Duna, adaptação do clássico de ficção científica dirigida por Denis Villeneuve, terá sua estreia mundial no evento. A informação é do Deadline.
Duna será exibido fora da competição principal, o que significa que não poderá concorrer ao almejado Leão de Ouro. A sessão especial acontecerá na quarta-feira, dia 3 de setembro, no local de exibição conhecido como Sala Grande.
- Conheça os personagens de Duna
- Entenda a influência de Duna no mundo da ficção científica
- Compare os personagens de Duna com a versão de 1984
- Dicionário: entenda os termos criados por Herbert para o universo de Duna
Rumores de que o longa estrelado por Timothée Chalamet poderia estrear em Veneza circulavam desde maio. A edição de 2021 do festival acontecerá entre os dias 1º e 11 de setembro, com Bong Joon-Ho (Parasita) servindo como presidente do júri principal.
Na nova adaptação, Chalamet será o protagonista Paul Atreides, cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.
Dave Bautista será Rabban, sobrinho sádico de um barão que comanda Arrakis, que também é chamado de A Besta. O elenco ainda conta com Oscar Isaac, Zendaya, Josh Brolin, Jason Momoa e outros astros.
O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.
O novo Duna tem lançamento aguardado para 1º de outubro, nos EUA, e para a segunda metade de setembro, no resto do mundo. Além disso, o filme terá estreia simultânea na plataforma de streaming HBO Max (saiba mais).