Zelda Williams, filha do ator Robin Williams (Jumanji), criticou o uso de inteligência artificial para recriar a voz do astro em peças publicitárias e filmes (via Variety). Ela foi às redes sociais apoiar a luta do SAG para regular o uso de ferramentas tecnológicas em Hollywood.
“Não sou uma voz imparcial na luta do SAG contra a IA. Há ANOS testemunhei quantas pessoas querem treinar esses modelos para criar/recriar atores que não podem consentir, como papai. Isso não é teórico, é muito real", escreveu a filha de Williams.
- Robin Williams ajudou atriz de Uma Babá Quase Perfeita em luta contra ansiedade
- Robin Williams desistiu de Howard, o Super-Herói após três dias no set
"Já ouvi que a IA costumava fazer com que sua ‘voz’ dissesse o que as pessoas quisessem e, embora eu pessoalmente ache isso perturbador, as ramificações vão muito além dos meus próprios sentimentos. Atores vivos merecem a chance de criar personagens com suas escolhas, de dar voz a desenhos animados, de colocar seu esforço e tempo HUMANOS na busca pela performance", acrescentou.
Ela terminou o relato comparando o trabalho das IA como a criação de um Frankenstein e cujo valor nem se compara ao trabalho de um humano.
**********
Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram(t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!