Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui (Reprodução)

Créditos da imagem: Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui (Reprodução)

Filmes

Artigo

Mesmo sem indicar Fernanda Torres, BAFTA fortalece chances da atriz ao Oscar

Ignorando principais concorrentes da brasileira, premiação a coloca em posição de favorita

Omelete
3 min de leitura
15.01.2025, às 10H50.

Fernanda Torres não foi indicada ao BAFTA 2025 por Ainda Estou Aqui - o que não foi nenhuma surpresa, uma vez que a atriz brasileira já não estava na lista de pré-indicados que a Academia britânica libera algumas semanas antes do anúncio oficial dos concorrentes ao prêmio.

Curiosamente, no entanto, a lista do BAFTA anunciada hoje (15), mesmo que sem Torres, serviu para fortalecer, e não enfraquecer, a posição da atriz na corrida do Oscar 2025 - e, a seguir, a gente te explica o motivo.

Os votantes do BAFTA escolheram seis intérpretes para disputar a estatueta de Melhor Atriz este ano: Cynthia Erivo, por WickedDemi Moore, por A SubstânciaKarla Sofía Gascón, por Emilia Pérez (que se tornou a primeira mulher transgênero indicada na categoria); Marianne Jean-Baptiste, por Hard TruthsMikey Madison, por Anora; e Saoirse Ronan, por The Outrun.

Dessas seis atrizes, quatro saíram da manhã de hoje ainda mais consolidadas em suas posições de favoritas ao Oscar. Erivo, Moore, Gascón e Madison, que se tornaram figurinhas carimbadas em virtualmente todas as premiações da temporada, dificilmente ficarão de fora da lista da Academia hollywoodiana, que sai na próxima quinta (23).

É a quinta vaga da categoria de Melhor Atriz no Oscar que está em disputa, e com o passar da temporada ficou claro que as principais concorrentes de Torres por essa posição eram duas: Nicole Kidman, por Babygirl, e Angelina Jolie, por Maria Callas. Acontece que, como você pode notar logo acima, nenhuma delas acabou entrando na lista do BAFTA (Jolie nem apareceu nas pré-indicações, mas Kidman estava por lá).

Diante disso, as "rivais" da brasileira na corrida perdem pique nessa reta final antes das indicações ao Oscar - vale lembrar que os membros da Academia podem enviar seus votos até o próximo domingo (19). Mas e Marianne Jean-Baptiste e Saoirse Ronan, que ostensivamente entraram "no lugar" de Kidman e Jolie neste BAFTA? Seriam elas ameaças às chances de Torres no Oscar?

Bom, é verdade que, inevitavelmente, ambas as atrizes ganharam um pouco de força na corrida pela estatueta dourada com suas indicações. Mas importante notar, também, que as duas são talentos locais para o BAFTA: a inglesa Jean-Baptiste e a irlandesa Ronan são naturalmente favorecidas em uma premiação largamente votada pelos seus conterrâneos.

Dentre as duas, de qualquer forma, Jean-Baptiste parece melhor posicionada que Ronan para o Oscar. Indicada ao Critics Choice Awards e ao Gotham Awards, duas cerimônias importantes do circuito dos EUA, ela também repete, em Hard Truths, uma parceria com o diretor Mike Leigh, o mesmo que lhe garantiu sua única outra indicação ao prêmio da Academia (por Segredos & Mentiras, em 1997).

No GoldDerby, respeitado site que reúne listas de críticos e especialistas, além de votos do público, para medir as chances de cada concorrente ao Oscar, Jean-Baptiste já aparece na sexta posição da categoria de Melhor Atriz - mas, em quinto lugar, está Fernanda Torres. O BAFTA, acima de qualquer coisa, solidificou esses posicionamentos.

Isso sem contar, é claro, que a indicação de Ainda Estou Aqui a Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA firmou as chances do longa de Walter Salles na corrida de sua própria categoria no Oscar. E, com uma indicação de Ainda Estou Aqui mais garantida, as chances de Torres chegar a Melhor Atriz também se tornam mais fortes.

Tudo conspira, enfim, a favor da atriz brasileira. A corrida está longe de acabar.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.