Após muitos teasers, Godzilla vs Kong finalmente teve seu primeiro trailer divulgado. Cheia de estilo e ação, a prévia deu um gostinho do embate entre titãs do cinema. Mas o que esperar do filme além de porradaria?
Kong, Protetor da Humanidade
Godzilla vs. Kong/Reprodução
Em uma briga de gigantes, pra quem o público deve torcer? Enquanto é certo que haverá espaço para ambas as criaturas brilharem, é natural que a trama desenvolva protagonismo para uma delas. O escolhido parece ter sido Kong. Nas palavras de Nathan Lind (Alexander Skarsgard), “O mundo precisa de Kong para parar o que está vindo”. A decisão é bastante consistente com tudo que a Legendary andou desenvolvendo no chamado Monsterverse, o universo compartilhado de criaturas.
Em Kong: Ilha da Caveira (2016), o monstro já havia sido caracterizado como um protetor da natureza. Ainda que o título também se aplique à Godzilla, os filmes do kaiju deram mais destaque ao seu potencial destrutivo, e a impotência da humanidade frente ao seu poder. Por mais que não seja preciso apontar um como herói e o outro como vilão, é possível sim aproximar os gigantes de cada uma das categorias.
Precisamos Falar sobre o Godzilla
Godzilla vs. Kong/Reprodução
Algo não está certo com o Godzilla. Ainda que, como dito acima, sua força aterrorizante tenha sido explorada nos filmes anteriores, aqui o kaiju parece ter se voltado contra a humanidade. Além da confusão visível nos personagens, há um trecho do trailer com uma parede repleta de manchetes de jornal sobre o descontrole do monstro pelo mundo, e as nações revoltadas cobrando ação da corporação Monarch, responsável por pesquisar as criaturas.
O temido núcleo humano
Godzilla vs. Kong/Reprodução
Por mais que divida opiniões, há algo que todos podem concordar que não funcionou em Godzilla 2: Rei dos Monstros (2019): o núcleo dos humanos. Com Kyle Chandler, Vera Farmiga e Millie Bobby Brown, esse lado da narrativa toma muito tempo de tela com dramas baratos e personagens desinteressantes. O trailer de Godzilla vs Kong levanta suspeitas ao demonstrar que isso pode se repetir.
A prévia indica que novamente os espectadores acompanharão o confronto pela perspectiva dos humanos, lutando pela sobrevivência da humanidade e tentando entender a mitologia e motivações dessas criaturas anciãs. Vale torcer que algumas lições tenham sido aprendidas, mas não dá para dizer que o retorno desse núcleo é surpreendente. Em entrevista ao Omelete em 2019, Kyle Chandler explicou a importância do elemento humano entre os gigantes: “Bom, um monstro sem coração não vive. E a família é o sangue, é o coração da história.”
Porradaria honesta
Godzilla vs. Kong/Reprodução
Apesar do drama humano ser questionável, a prévia aponta que não vai demorar muito para chegar nas partes boas. O trailer demonstra duas grandes batalhas entre os monstros, e a primeira acontece logo quando Kong está sendo transportado pela Monarch, com o Godzilla atacando o navio-cargueiro em plena luz do dia.
Filmes de versus, como Freddy vs. Jason (2003) são conhecidos por segurar a batalha ao máximo, dando espaço para que cada personagem assuma um pouco de protagonismo, e contextualizando as motivações para eles saíam no soco de forma crível. Aqui, porém, parece que os punhos gigantes já vão voar desde cedo - e não poderia ser melhor.
Briga anciã
Godzilla vs. Kong/Reprodução
Mas o que realmente motiva Godzilla e Kong a brigarem? Bom, não dá para saber ao certo, e essa parece ser a ideia do filme.
Além do espetáculo visual, o apelo do Monsterverse é contar a história (fictícia) de civilizações e monstros antigos que habitaram o planeta Terra. Em Godzilla vs Kong, ainda há muito para se aprender sobre este universo, como por exemplo uma guerra mitológica entre as raças do Kong e do Godzilla.
Banho de Neon
Godzilla vs. Kong/Reprodução
Muita coisa pode ser dita do Monsterverse, mas a qualidade visual é a característica definitiva de todos os três filmes até então. Gareth Evans (Godzilla), Jordan Vogt-Roberts (Kong: A Ilha da Caveira) e Michael Dougherty (Godzilla 2: Rei dos Monstros) souberam trabalhar muito bem o espetáculo de cores e a escala absurda das criaturas.
Adam Wingard, de Você é o Próximo e Death Note, parece que não vai decepcionar nesse quesito. A prévia já mostra tretas gigantescas, ação intensa e um verdadeiro banho de neon em uma batalha que parece saída direto de um videogame.
Godzilla vs Kong será lançado em 25 de março de 2021 nos cinemas brasileiros. Lá fora, o filme chega um dia depois, nas telonas e também no streaming HBO Max.