Caetano Veloso gosta do filme Maestro, de Bradley Cooper. Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o músico teceu elogios à produção, que foi um dos principais indicados ao Oscar deste ano.
"Achei uma peça refinada de cinema americano pós-influência europeia" disse Caetano durante a entrevista. Ele ainda elogiou a fotografia e a montagem, definindo a última como um ritmo poético e musical, e criticou a má recepção do filme nos Estados Unidos.
"Todos os meus amigos inteligentes e informados com quem estiva na turnê que fiz por lá recentemente falam mal do filme", declarou o artista. "[Eles] reagem à ênfase na bissexualidade do protagonista. Quando eu dizia que tinha gostado, eles me olhavam com cara de gente do primeiro mundo sendo paciente com a ingenuidade de alguém que tinha vindo de um lugar atrasado como o Brasil."
O músico ainda comentou que também gostou muito de Sem Coração, filme nacional dirigido por Nara Normande e Tião. "As imagens são bonitas, e o sentimento que atravessa é complexo, sutil, vivo", disse.
- Leia as nossas impressões do filme
- Filhos de Bernstein defendem Bradley Cooper de acusações polêmicas
Além de dirigir e atuar, Bradley Cooper coescreveu o roteiro de Maestro ao lado de Josh Singer (vencedor do Oscar por Spotligt: Segredos Revelados). É o primeiro trabalho de Cooper por trás das câmeras desde que estreou na função em Nasce Uma Estrela, de 2018.
Maestro ainda conta com Maya Hawke (Stranger Things), Matt Bomer (American Horror Story), Michael Urie (Ugly Betty) e Sarah Silverman (Escola de Rock) no elenco.
O filme está disponível na Netflix.